18.2.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (3)

As escolhas de:
David Pinho Barros, autor do site David Pinho Barros 
e colaborador no site À pala de Walsh

Os 3 filmes que melhor demonstram a Coragem:
Roma, Città Aperta (1945)
Roma, Cidade Aberta, Roberto Rossellini

Un Condamné à Mort s'est Échappé ou Le Vent Souffle où il Veut (1956)
Fugiu Um Condenado à Morte, Robert Bresson

They Came to Cordura (1959)
Os Heróis de Cordura, Robert Rossen

O realizador que melhor define a Coragem:
John Huston (1906–1987)
"Half of directing is casting the right actors."

As escolhas de:
Bruno Cunha, autor no blogue Frank and Hal's Stuff

Os 3 filmes que melhor reproduzem a Coragem:
Forrest Gump (1994)
Robert Zemeckis

Harry Potter (2001-2011)
Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates

Into the Wild (2007)
O Lado Selvagem, Sean Penn

O realizador que melhor representa a Coragem:
George Lucas
"I wanted to make abstract films that are emotional, and I still do."

Obrigado, David e Bruno, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

6 comentários:

  1. Das escolhas do David, assisti apenas ao filme do Rossellini, concordo com a escolha. É um filme sofrido e no qual a coragem é por demais posta à prova.
    Das escolhas do Bruno, assisti a todos os filmes, são todos os 3 grandes exemplos. O do Sean Penn é um dos filmes da minha vida, é preciso ter coragem para cortar com tudo e viver um ideal da forma como o Chris fez. Forrest Gump e Harry Potter são ficções puras, mas cada um a seu jeito são grandes exemplos de coragem pelos seus heróis. No caso de Harry Potter não só do herói principal. Há filmes da saga subvalorizadíssimos, os últimos são portentosos filmes de fantasia.

    Sobretudo relativamente às escolhas dos realizadores, gostaria de conhecer as razões do David e do Bruno.

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Das escolhas do David nada conheço, das escolhas do Bruno conheço praticamente todos.

    ResponderEliminar
  3. Sei que as minhas escolhas roçam, de certa forma, o mainstream mas nem por isso, a meu ver, lhes retira a sua qualidade.
    No entanto, escolhi filmes que achei que não fossem escolhidos ou lembrados na hora de fazer a lista. O tema é, em toda a sua aplicação, amplo e abstracto.
    Penso que os filmes são claros exemplos de coragem explícita. Em relação a ao realizador, George Lucas, a sua escolha não recai apenas na sua saga do Star Wars (o seu currículo tem mais filmes mas estes são a sua carreira) mas também na sua arte de criação. Star Wars é mais que um filme de ficção-científica, é um exemplo de coragem de Lucas por fazer o que nunca ninguém tinha feito. E isso é coragem.

    Cumprimentos
    Bruno Cunha

    ResponderEliminar
  4. O NARRADOR SUBJECTIVO, É uma bela escolha, bem lembrado, ainda que confesse nunca o escolheria, talvez por culpa de não achar a saga devidamente equilibrada ou até de qualidade suficiente. Só por nostalgia, acredito, ou então pelo mais bem conseguido filme da franquia - o terceiro tomo a carga de Cuarón.

    ROBERTO SIMÕES, O filme de Rossellini é um portento e uma grande escolha para este tema, seja pelo argumento, seja pela fabricação de todo um projecto que, como sabemos, se insere no Neo-Realismo italiano, movimento no qual a Coragem em filmar e explorar as potencialidades da Sétima Arte foi gigantesca e por demais inspiradora. Totalmente de acordo. Quanto a Into the Wild e a Forrest Gump, estamos igualmente em sintonia, também os considero boas escolhas, poderosas até, se atendermos aos contextos e às histórias propriamente ditas.

    FREDERICO DANIEL, Eu só não conheço o filme do Rossen. Quanto ao resto, aconselho todos, realizadores inclusive, sem excepção.

    BRUNO CUNHA, Antes de mais, obrigado pela participação :). O tema é, de facto, amplo e abstracto, daí a escolha e a liberdade que depois se tem ao se pensar sobre o assunto. Em relação aos filmes, identifico-me com todos, à excepção de Harry Potter, que me parece inferior aos outros e apesar de se enquadrar no tema. George Lucas como escolha, por outro lado, já não concordo tanto, e ainda que te perceba claro, é uma escolha mais pessoal. Fica a referência, acima de tudo, à grande visão de Lucas ao criar visualmente todo aquele universo.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.