22.2.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (7)

As escolhas de:
Bruno Ribeiro, autor do blogue Cinema Curto & Grosso

Os 3 melhores filmes sobre a Coragem:
Schindler's List (1993)
A Lista de Schindler, Steven Spielberg

Hotel Rwanda (2004)
Hotel Ruanda, Terry George

Milk (2008)
Gus Van Sant

O melhor realizador a explorar a Coragem:
Oliver Stone
"In any film there's always a historical implication."

As escolhas de:
Ricardo Rodrigues, autor do blogue Lata Enferrujada 
e editor no site Espalha Factos

Os 3 filmes que melhor retratam a Coragem:
The Wizard of Oz (1939)
O Feiticeiro de Oz, Victor Fleming

Princess Mononoke (Mononoke-Hime) (1997)
A Princesa Mononoke, Hayao Miyazaki

De Rouille et D'os (2012)
Ferrugem e Osso, Jacques Audiard

O realizador que melhor expressa a Coragem:
Harmony Korine
"Cinema sustains life. It captures death in its progress."

Obrigado, Bruno e Ricardo, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

9 comentários:

  1. Muito boa tarde, desde já queria agradecer o convite para participar nesta rubrica bastante inteligente e recheada do melhor cinema!

    Passo a explicar as minhas escolhas:

    The Wizard of Oz: Achei por bem escolher a história de Dorothy para o tema da coragem porque acho que é o elemento central da história, é o elemento unificador de um grupo bastante curioso. Se por um lado o leão quer deixar de ser cobarde, o homem de lata um coração e o espantalho deseja pensar, todos eles, em conjunto com Dorothy, precisam antes de coragem para atravessar tantas peripécias que vão conhecendo pela calçada amarela.

    Princess Mononoke: Este é um daqueles filmes que me marcou a infância, no entanto não é de todo um filme feito para crianças. Princess Mononoke tem tanto que se lhe diga que poderia ficar aqui horas a descrevê-lo, simplesmente um enorme marco da animação feita por Hayao Miyazaki. San é coragem em pessoa, não só tenta defender toda a sua tribo, como o próprio Deus da Floresta.

    De Rouille et D'os: Por duas razões escolhi este filme. A primeira por se tratar de um dos meus filmes favoritos de 2012, a outra por Stéphanie (personagem de Marion Cotillard) se revelar uma autêntica força da natureza. Contra todas as hipóteses e depois da tragédia sofrida, que a marcará para o resto da vida, Stéphanie torna-se uma mulher ainda mais forte e lutadora, ela respira coragem, sendo esta uma das mais bonitas demonstrações disso mesmo do ano de 2012.

    Harmony Korine: Korine é cada vez um realizador de renome e isso, a meu ver, deve-se principalmente à coragem que ele impregna à câmara. Quero com isto dizer que a forma crua e sem pudores com que filma é um dos seus traços mais peculiares e fascinantes, é um realizador novo que não tem qualquer problema em se manter fiel a si mesmo e de mostrar a cruel realidade de uma sociedade americana em decadência, sem haver quaisquer filtros ou embelezamentos. Principalmente em Kids é onde podemos ver esta veia espectacular de Korine.

    Uma vez mais, obrigado pelo convite e espero que as justificações tenham sido claras (:

    ResponderEliminar
  2. Princess Mononoke! Que grande grande escolha!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a maioria das escolhas, mas faltam-me ver uns filmes daqui.

    ResponderEliminar
  4. A Lista de Schindler também foi uma das minhas escolhas. Também pensei no feiticeiro de oz. Quando aos outros, ainda não vi.

    ResponderEliminar
  5. Tenho estado com pouco tempo, mas em breve farei um pequeno comentário aqui a justificar as minhas escolhas.
    Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
    BD

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    venho então explicar as minhas escolhas, mas em primeiro tenho de agradecer o convite. Venham mais iniciativas destas.

    Em primeiro lugar, SCHINDLER'S LIST, a coragem de um homem que contra um dos governos ditatoriais mais terriveis que o mundo conheceu decidiu tomar o partido dos fracos e ajudar quem mais precisava.

    No mesmo seguimento que o anterior. Uma escolha óbvia, HOTEL RWANDA, mais um homem corajoso que ajudou a salvar muitas vidas.

    Por fim, MILK, homem que levou a luta pelo direito de ser livre de fazer as escolhas sexuais que bem se quer mais à frente, com consequências para si mesmo.

    Quanto ao realizador, tinha de escolher Oliver Stone, um homem que não só é corajoso ao atacar os poderes instituidos com os seus filmes (WALL STREET, JFK, W.), como também aborda temáticas de coragem (PLATOON, BORN ON THE FOURTH OF JULY, THE DOORS, NATURAL BORN KILLERS).

    Venham mais iniciativas que esta foi muito interessante.

    Abraço,
    BD

    ResponderEliminar
  7. O NARRADOR SUBJECTIVO, Não adoro, mas só pelo Schindler's List, vale a adoração :)

    RICARDO RODRIGUES, Muito obrigado pelas palavras e pela participação :). Em relação às tuas escolhas e às tuas justificações tenho a dizer que gostei bastante, desde o critério, mais que apropriado, na escolha de The Wizard of Oz à lembrança de Princess Mononoke, um filme digno do tema e digno de tamanhas reflexões. De Rouille et D'os, embora perceba, já não me identifico plenamente, muito por culpa de um ou outro defeito que lhe encontro. Já de Harmony Korine conheço pouco, pelo que não me é fácil pensar no assunto. De qualquer modo, belos parágrafos que aqui nos deixaste.

    NUNO BARROSO, Sem dúvida, muito bem lembrado.

    FREDERICO DANIEL, Sim, no global, também estou de acordo com grande parte das escolhas.

    ANA S., A Lista de Schindler começa a destacar-se nesta edição da iniciativa. Aconselho-te especialmente Princess Mononoke, mais um grande filme de Miyazaki.

    MOVIE LOVER, Obrigado nós pela participação. É um prazer ler testemunhos como o teu. Tendo em conta as justificações, revejo-me em pleno com Schindler's List e Hotel Rwanda (este um extraordinário retrato). Com Milk também, embora não tanto, muito por culpa do seu jeito mais biográfico. De resto, Oliver Stone é uma escolha muito boa e mais do que adequada ao tema.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.