8.6.13

À Pergunta da Resposta (3)

Pergunta:
Um filme que nos retrate a determinação, a força e a eternidade do amor?

Resposta:
(na resposta à questão está uma palavra a reter)

(na resposta à questão estão três palavras a reter)

(na resposta à questão está uma palavra a reter)

Pergunta:
Um filme que nos retrate a determinação, a força e a eternidade do amor?

Resposta:
A resposta está nas pistas ou no que elas sugerem.
Adivinha qual o filme?
(soluções posteriormente nos comentários)

(os textos e as publicações envolvidas nas pistas são de consulta e leitura obrigatória)

9 comentários:

  1. será o UN LONG DIMANCHE DE FIANÇAILLES, do Jean-Pierre Jeunet? :p

    Cumprimentos cinéfilos,
    António Tavares de Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Sobre Paixão, passado na Primeira Gurra Mundial, e com Domingo no título, poderá ser "Un Long Dimanche de Fiançailles"?

    ResponderEliminar
  3. Sem qualquer tipo de segurança... From here to Eternity? :)

    ResponderEliminar
  4. Não vi mas suponho ser o "Un long dimanche de fiançailles" a última pista levou-me imediatamente a esse título que rapidamente confirmei decorrer na 1º guerra (ou após ela)

    ResponderEliminar
  5. ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, Correcto, nem mais!

    ANTESTREIA, É isso mesmo, em cheio.

    NUNO BARROSO, Não, desta vez não acertaste. Fica para a próxima :)

    LOOT, Resposta certa.

    Para registo, as pistas são então "Paixão", "1ª Guerra Mundial" e "Domingo", respectivamente. E a resposta final "Un long dimanche de fiançailles (2004), de Jean-Pierre Jeunet". Obrigado a todos pelos comentários.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. "1ª Pista: Além dos segredos, do arrependimento e da identidade, que mais é explorado no acto de se amar e se odiar simultaneamente?"

    A "solução" é óbvia, na vida e no cinema: Envolve sempre substâncias - quaisquer que sejam - e o seu abuso. A destruição de vidas, carreiras e relações. Era esta a pergunta?... A eternidade é consensual. A vida, não.

    ResponderEliminar
  7. DAVID FURTADO, Confesso que não entendi bem o teu comentário. Não sei se te referes particularmente a uma suposta resposta à 1ª Pista, que não seja propriamente a resposta/palavra que se pretende (que é "Paixão"). De resto, boa reflexão, se foi esse o objectivo.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  8. JORGE TEIXEIRA, explico então, na medida do possível, visto que não entendi a pergunta ou a tua proposta: A pista é tão vaga e abrangente que o único elemento que falta nesta equação, pontos, centros, diretivas, geometrias, ou o que lhe queiras chamar, é a exploração das fugas a tais conflitos emocionais. Foram muitas vezes retratadas no cinema. Um exemplo óbvio é Raging Bull de Scorsese. Mas confesso que acho isto tudo demasiado enigmático. Demasiada areia para a minha modesta camioneta, perdoa-me a expressão. É melhor ignorares o meu comentário porque uma pessoa perde-se e não percebe patavina do que pretendes com tanto palavreado insondável. (Com o devido respeito.)

    ResponderEliminar
  9. DAVID FURTADO, Penso que a questão se prende mais com a tua não compreensão da rubrica, do desafio ou do exercício que se propõe. Resume-se no seguinte: dá-se uma pergunta inicial, a qual terão de responder e que corresponde ao nome de um filme, que portanto terá como mensagem essa mesma pergunta. Ora, para ajudar à solução, dão-se três pistas, estas por sua vez também elas perguntas que nada, à partida, terão a ver com a questão inicial e central. Para as pistas remetem-se links de outros espaços, os quais merecem referência através de determinada publicação. Ou seja, no fundo, referenciam-se boas leituras de outros blogues e, à volta disso, cria-se uma espécie de jogo e reflexão sobre um filme. Um exercício dentro de outro, não sei se me faço entender.

    De qualquer modo, é sempre um prazer quando temos leitores que se disponibilizam a reflectir sobre filmes, sobre mensagens e sobre a vida.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.