7.6.13

Cenas (5)

2001: A Space Odyssey (1968), Stanley Kubrick


Cena poderosa, visceral, triunfante, visionária. É tudo aquilo que quisermos, porque na verdade ela própria se transcende e se imortaliza como peça rara e imprescindível para a história do cinema. Conhecimento e evolução se misturam aqui para dar lugar a uma mística, a uma ideia de profundidade e de significação da vida, do Homem, ou do que a arte nos pode fornecer. No fim, nem conseguimos percepcionar correctamente o que assistimos e damos por nós a contemplar uma viagem de milhares de anos. Fica tão somente para a posteridade uma cena que a bem dizer não se deve compreender, mas sim interiorizar ou simplesmente receber.

4 comentários:

  1. Umas das cenas mais brilhantes de sempre. Que integra uma verdadeira obra-prima, uma das maiores da sétima arte. E esta transição temporal é algo que me deixa sem palavras.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  2. RAFAEL SANTOS, É daquelas cenas que nos ultrapassam, que nos deixam sem palavras, de facto. É, portanto, para ver e rever (assim como o filme claro).

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  3. De longe, o meu filme preferido. Lembro-me de o meu professor de Guionismo, o escritor Mário de Carvalho, ter descrito a transição como "a elipse mais longa da história do cinema". Muito apropriado.

    (se bem que, para mim, a cena do Dave no módulo a tentar resgatar o colega supera tudo)

    ResponderEliminar
  4. JOÃO CAMPOS, Não será o meu filme preferido, mas é um dos tais que a cada nova investida melhor se torna. É para se ir apreciando com o tempo, creio, até pela aura enigmática que possui.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.