16.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (28)

As escolhas de:
Gabriel Martins, autor do blogue Alternative Prison
e colaborador no site TVDependente

Os 3 melhores filmes sobre a Coragem:
The Wizard of Oz (1939)
O Feiticeiro de Oz, Victor Fleming

The Karate Kid (1984)
Momento da Verdade, John G. Avildsen

The Lion King (1994)
O Rei Leão, Roger Allers e Rob Minkoff

O melhor realizador a explorar a Coragem:
John Carpenter
"When somebody who makes movies for a living - either as an actor, writer, producer or director - lives to be a certain age, you have to admire them. It is an act of courage to make a film - a courage for which you are not prepared in the rest of life. It is very hard and very destructive. But we do it because we love it."

As escolhas de:
Ricardo Lopes Moura, autor do blogue Axasteoquê ?!?

Os 3 filmes que melhor retratam a Coragem:
Rocky (1976)
 John G. Avildsen

Cliffhanger (1993)
Assalto Infernal, Renny Harlin

Rocky Balboa (2006)
Sylvester Stallone

O realizador que melhor expressa a Coragem:
Sylvester Stallone
"Regular artists borrow, geniuses steal."

Obrigado, Gabriel e Ricardo, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

6 comentários:

  1. Sylvester Stallone concordo e recomendo que vejam "Os Mercenários", adorei e é a meu ver o meu favorito dele como realizador.
    Amo "The Lion King" é o meu filme Disney favorito, excelente escolha.
    Gostei bastante também da primeira escolha de realizador, adoro este mestre do terror principalmente os filmes "Haloween" já o "Christine" é apenas razoável a meu ver.

    ResponderEliminar
  2. Jorge, obrigado pelo convite e pela insistência, caso contrário só teria a mim para culpar pelo desperdício da oportunidade.

    Confesso que a minha primeira compreensão do desafio foi que teria de ser um realizador e três dos seus filmes, porque não me fazia muito sentido eleger um realizador que fosse o melhor num tema e depois escolhesse três filmes onde este estivesse ausente. É como se a medalha de ouro fosse atribuída a alguém na plateia e os três filmes que o encaravam do pódio se questionassem sobre quem diabos era aquela criatura.

    Nesta perspectiva, e tendo a Coragem por tema, o primeiro nome que se me aflorou foi precisamente o de Sylvester Stallone, homem que conquistou Hollywood com os punhos e a vontade de ser mais do que um mero carteirista de metro a implorar por uma chance de intimidar caixas-de-óculos como Woody Allen (Bananas, 1971). Sim, Woody Allen não achou o italo-americano duro o suficiente e mandou-o de volta à agência de casting, tendo Stallone de implorar pelo papel.

    Mesmo depois de esclarecido em relação às regras do jogo, Sly continuava a acenar-me, pelo que sucumbi ao impulso e elegi-o sem pudor. As minhas escolhas, Rocky (1976), Cliffhanger (1993) e Rocky Balboa (2006) prendem-se com os momentos mais determinantes da sua carreira. À cabeça, a entrada triunfal como protagonista e guionista de um filme que alcançou três Óscares, incluindo Melhor Filme e Realizador. Stallone recusou vender o guião sem garantir que representaria o herói, ele que era, então, biscateiro e varredor de um cinema de bairro, com uma mulher e um filho a seu cargo.

    A segunda escolha prende-se com o seu primeiro renascer das cinzas. Depois de uma década na ribalta, Stallone parecia ter queimado todas as pontes. Mas, quando já não se dava nada por ele (Rocky V, Oscar e Pára Ou A Mamã Dispara), salta para a neve de T-shirt justa e derrota um grupo de terroristas sanguinários. A multidão, incrédula, aplaude e ele não perde tempo: Demolition Man, O Especialista, Judge Dredd, Assassinos. Antes de perder o embalo, já tinha feito uns quantos KOs.

    A década de 2000 parecia enterrá-lo desde o início. Get Carter (2000) ainda o encontra em forma (apesar de levar uma surra de Mickey Rourke e de ter sido ignorado pela crítica), mas Driven, D-Tox, Avenging Angelo e Spy Kids 3-D foram pregos cada vez mais duros no seu caixão. Só que, pela terceira vez na sua carreira, Stallone cuspiu no rosto da morte e ressurgiu com Rocky Balboa, onde o personagem ostentava um discurso que era também do actor, sobre não estar ainda pronto para lançar a toalha. E não estava. A Rocky seguiu-se Rambo e a realização de que, se o público queria rever um velho belicoso, provavelmente ainda quereria mais rever um grupo deles. Expendables 1, 2, 3 à carga.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, Stallone sempre foi um artista subvalorizado. Tem uma carreira decente como argumentista e como realizador e foi durante a década de 80 a maior vedeta do cinema americano.
    Pode-se dizer que a vida de Stallone foi muito semelhante à sua carreira: ascensão nos anos 70, glória nos anos 80, alguns bons registos nos anos 90, grande queda nos anos 2000, regresso em força com Expendables.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais um grande obrigado à equipa do Caminho Largo pelo convite.

    Fui buscar alguns filmes que me inspiraram coragem ao longo da minha infância e adolescência. Dois deles já foram referidos e foram escolhidos precisamente pelas mesmas razões.

    Wizard of OZ é um filme que utiliza muito a coragem, tendo até uma personagem em específico que a procura: o leão. Mas coragem é algo presente em toda a história e em todas as personagens que unidas partem nesta aventura em busca do Feiticeiro e na luta contra a bruxa má.

    Também Karate Kid nos mostra a viagem que Daniel tem de percorrer. Nessa viagem vai contar com a orientação do Mr. Miyagi uma farol de coragem na vida deste rapaz. Há uma frase deste mestre que apesar de ser do terceiro capítulo assenta muito bem aqui: "It's OK to lose to opponent. Must not lose to fear! ".

    Por fim, o Rei Leão. Acho que sempre me ficou muito bem gravado a jornada de Simba e a coragem que ele teve de ter para regressar ao seu lar quando se julgava culpado pela morte do seu pai. O seu primeiro instinto foi o de fugir, mas quando o seu povo precisava de si, Simba não recuou, arriscando-se - na sua mente - a ser desprezado por todos.

    Em relação ao realizador. Comecei por escolhê-lo por ser um dos que considero mais corajosos. E se há coragem no realizador, suponho que a probabilidade de o sentimento passar para os seus filmes possa ser grande. Não digo que seja o melhor realizador a explorar coragem, mas é um sentimeno que encontro nos seus filmes e nomeadamente nos seus heróis (mesmo nos anti).

    Em relação às escolhas do Ricardo, apesar de ter sido má interpretação do desafio, gostei que se tivesse restringido ao Stalonne. E dava para fazer a lista só com Rocky's :P

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Já dizia o Ricky Gervais em relação ao Stallone nos Globos de Ouro de 2011: "The next presenter is a true Hollywood icon. In ten of the biggest blockbusters of all time he has shown his incredible acting versatility by playing a boxer and Rambo. Please welcome Sylvester Stallone."

    ResponderEliminar
  6. FREDERICO DANIEL, No geral são duas escolhas bastante interessantes. Também destaco, inevitavelmente, The Lion King e Stallone.

    RICARDO LOPES MOURA, Ora essa, obrigado nós por nova colaboração nesta iniciativa. Independentemente das regras do jogo ou da não compreensão total da liberdade de escolha para a iniciativa (sempre ao critério de cada um), gostei bastante das tuas escolhas, não fossem as mesmas mais que espontâneas, sinceras e bem justificadas, diga-se de passagem. O texto foi agradável de ler, sendo que me revejo especialmente no filme Rocky, o primeiro de toda a saga.

    EMANUEL NETO, Não considerando Stallone tão preponderante ou tão valorizado quanto dizes, reconheço-lhe alguns méritos, sobretudo na vontade e perseverança em continuar a trabalhar na área do cinema, alternando entre actor e realizador. Nessa perspectiva, portanto, evidencio coragem.

    LOOT, Nós é que agradecemos pela participação :). Quanto às escolhas identifico-me, sobretudo, com The Lion King e The Wizard of Oz, ao seu jeito dois belos exemplos de coragem. De resto, como bem dizes e justificas, a propósito. Carpenter, por seu lado, é uma grande escolha também. Aliás o realizador fala por si através dos seus filmes, e da sua coerência autoral, que de coragem tem muito nos dias que correm.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.