12.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (24)

As escolhas de:
Nuno Reis, autor do blogue Antestreia 
e redator-chefe no site SciFiWorld PT

Os 3 filmes que melhor demonstram a Coragem:
Network (1976)
Escândalo na TV, Sidney Lumet

The Karate Kid (1984)
Momento da Verdade, John G. Avildsen

An American Tail (1986)
Fievel - Um Conto Americano, Don Bluth

O realizador que melhor define a Coragem:
Steven Spielberg
"All through my career I've done what I can to discover new talent and give them a start."

As escolhas de:
Johnny Kino, autor do blogue O Desconhecido do Norte Expresso

Os 3 filmes que melhor reproduzem a Coragem:
The Time Machine (1960)
A Máquina do Tempo, George Pal

The Last Starfighter (1984)
O Último Guerreiro do Espaço, Nick Castle

Explorers (1985)
Os Exploradores, Joe Dante

O realizador que melhor representa a Coragem:
Francis Ford Coppola
"In a sense, I think a movie is really a little like a question and when you make it, that's when you get the answer."

Obrigado, Nuno e Johnny, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

6 comentários:

  1. O lote do Johnny Kino, também é muito do meu agrado se bem que transmitem uma mensagem mais parecida entre eles. Ir aonde ninguém foi porque alguém tinha de o fazer.

    Eu por outro lado tentei variar. São escolhas que marcaram três grupos geracionais (nascidos em final dos 50, dos 60 e dos 70) sobre três indivíduos (adulto, adolescente, criança) que se superaram por diferentes motivos.
    Beale podia ter ficado quieto mas I'm not going to take it anymore" e destruiu o sistema.
    Daniel Larusso podia ter continuado a apanhar pancada, mas optou por (ok, foi obrigado a) desafiar as probabilidades e fazer algo pela sua integridade.
    E finalmente, Fievel viu-se sozinho num mundo estranho, entre inimigos, mas conseguiu encontrar as pessoas certas no caminho de forma a cumprir o sonho do qual nunca desistiu.
    Todos fizeram o impossível.

    Para a segunda pergunta, não me lembro de nenhum filme Spielberg que não trate de coragem. Nas produções há muitos, mas nas realizações são todos.

    ResponderEliminar
  2. Meus caros “Caminhantes Largos” (não vos estou a chamar gordos, atenção! Roliços, no máximo…), permitam-me, antes de tudo, que vos agradeça mais um convite de participação (vocês não aprendem…). Um abraço também ao meu colega de “carteira”, que vê tudo primeiro que os outros…

    Este exercício de reduzir uma peça filmográfica a um conceito é extremamente complicado. A realidade de qualquer filme, por defeito, é demasiado ampla para ser condensada num único conceito. Por isso é que o desafio é extremamente interessante.

    Por outro lado, também me parece relevante o modo como apreendemos o conceito com que nos desafiam. Este ano – Coragem. Coragem de quem? Do personagem? Do argumento? Do realizador?

    Resolvi o problema facilmente: Projetei-me e perguntei ao puto que teima em me habitar quais seriam as situações espelhadas em filme que implicariam coragem da minha parte. Quando percebi como formular a questão, as respostas foram quase que automáticas:

    Os exploradores, de Joe Dante. Bolas, eu sonho imenso (acordado, então, nem se fala). Mas sonhar em como poder, efetivamente, fazer uma nave espacial, foi uma ideia que me fascinou completamente. Este é um daqueles filmes que não voltei a ver, pelo que me encontro agarrado ao fascínio original que me causou. Ai de quem vilipendiar este pedacinho de memória…

    A Máquina do Tempo, de George Pal. Este filme foi e continua a ser um assombro. A história vitoriana de um homem que descobre como viajar no tempo até um futuro de tal forma longínquo, que constata que a espécie humana já não é exatamente o que era. Teria eu coragem de viajar no tempo? Penso que a minha coragem se resumiria a uma utilização bem mais prosaica como aquela que vimos recentemente no “Dá tempo ao tempo”. Contudo, o conceito é fascinante …

    O último guerreiro do espaço, de Nick Castle. Deixo o melhor para o fim… O melhor filme? Claro que não. O melhor conceito de sempre para um filme de adolescentes! Aquele que arrasa com toda e qualquer mãe que insiste um melgar os filhos que não deverão desperdiçar tanto tempo em salões de jogos e companhia… E se um jogo de arcada fosse, na realidade, uma forma de recrutamento para uma força de defesa extra-terrestre? Tomem lá mães de todo o mundo!! Estamos a defender-vos sempre que matamos hordas de aliens numa qualquer consola…

    Por fim, o realizador. Francis Ford Coppola é um dos grandes visionários da 7ª arte. De tal forma apaixonado que, por mais do que uma vez, arriscou tudo em filmes claramente à frente do seu tempo. Poucos terão sido os realizadores que arriscaram tanto como Coppola em “Do fundo do Coração”. A génese do “cinema eletrónico”, determinante para o salto digital que só viria tantos anos mais tarde…

    Abraços de película!

    ResponderEliminar
  3. Johnny, não devias ter dito isso assim. Agora estou ainda com mais vontade de ir rever os teus escolhidos :)
    Quanto ao Coppola, não o consegui associar à coragem como tema, mas da forma que dizes, é uma escolha com todo o sentido.

    ResponderEliminar
  4. Temos de marcar uma sessão tripla! ;)
    (Abraços quase uma semana depois...)

    ResponderEliminar
  5. FREDERICO DANIEL, Inevitavelmente também me revejo mais nas primeiras escolhas, dado que das segundas não conheço praticamente nada, a não ser o realizador.

    ANTESTREIA, No geral, gostei das tuas escolhas e das respectivas justificações. São distintas o quanto baste para acrescentarem, por isso, algo a esta iniciativa, o que por si só já é de valor. Talvez destacaria ainda assim Network e Spielberg pelo culto e por me identificar em pleno. Obrigado pela colaboração :)

    JOHNNY KINO, Obrigado pelas palavras, pelo humor e pela participação :). Adorei a tua reflexão, tanto da iniciativa, como da concretização para os filmes e para o realizador escolhido. Não vi, apesar de tudo, nenhum dos três filmes, e daí que só possam ficar devidamente registados. Quanto ao realizador, parece-me ajustado ao tema, não fosse Apocalypse Now ou a saga Godfather grandes exemplos de superação, de determinação e de coragem, entre outros valores.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.