7.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (20)

As escolhas de:
José Carlos Maltez, autor do blogue A janela encantada

Os 3 filmes que melhor transmitem a Coragem:
Gentleman's Agreement (1947)
A Luz é Para Todos, Elia Kazan

The Mission (1986)
A Missão, Roland Joffé

Philadelphia (1993)
Filadélfia, Jonathan Demme

O realizador que melhor exprime a Coragem:
Steven Spielberg
"You shouldn't dream your film, you should make it!"

As escolhas de:
Rafael Santos, autor do blogue Memento mori 
e colaborador no site TVDependente

Os 3 filmes que melhor revelam a Coragem:
La Passion de Jeanne d'Arc (1928)
A Paixão de Joana d'Arc, Carl Theodor Dreyer

Johnny Guitar (1954)
Nicholas Ray

Ivan's Childhood (Ivanovo detstvo) (1962)
A Infância de Ivan, Andrey Tarkovskiy

O realizador que melhor filma a Coragem:
Lars von Trier
"Basically, I'm afraid of everything in life, except filmmaking."

Obrigado, José e Rafael, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

4 comentários:

  1. Das primeiras escolhas concordo com "The Mission" que vi em Moral no secundário, por acaso o filme é bom e concordo com o Steven Spielberg.
    Das segundas escolhas concordo com Lars von Trier, ele é corajoso pois os seus filmes são para abrir mentalidades e podem chocar muita gente.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais fico contente pelas minhas escolhas terem sido emparelhadas com as escolhas do José Carlos Maltez, o qual já tive o prazer de conhecer pessoalmente e cujo blogue admiro bastante. Entre os filmes escolhidos só me posso pronunciar no que diz respeito à escolha do "Philadelphia" e realmente adequa-se bastante bem. Quanto ao Steven Spielberg...é incrível como se adequa tão bem a várias temáticas. Foi igualmente a minha escolha para a edição anterior.

    Agora no que toca às minhas escolhas. "La Passion de Jeanne d'Arc" foi o filme que me assaltou de imediato a mente assim que recebi o convite para a iniciativa. Retrata uma mulher que manteve até ao fim os ideais em que acreditava mesmo que isso lhe custasse a vida. Renée Jeanne Faconneti tem uma das maiores interpretações que a sétima arte já pode abranger.
    Johnny Guitar é outro hino ao poder feminino. Exibe coragem ao deambular nos meandros de um mundo maioritariamente "dedicado" ao ser masculino. Revolta-se e defende o seu papel na organização da sociedade. Defende o seu espaço até ao fim contra todas as adversidades.
    Ivan's Childhood apresenta ao espectador um rapaz que teve de crescer demasiado cedo perante o seu pequeno mundo povoado pela guerra. Uma coragem ainda sem conhecimento de si própria.
    Quanto ao realizador, a derradeira escolha abrangeu uma filmografia vasta na exploração da coragem. E a coragem filmada por von Trier espelha-se maioritariamente em personagens ilustrativas do sexo feminino. Desde "Breaking in the Waves" a "Dancer in the Dark", passando por "Dogville" e "Manderlay". Todos estes filmes enquadram mulheres incompreendidas pela sociedade e consequentemente exploradas pela mesma. São indivíduos singulares que batalham contra um colectivo que não as compreende. De destacar ainda "The Idiots" que nos apresenta vários humanos que decidem quebrar os moldes e para isso se afirmam como idiotas e se afastam do típico rebanho.

    Obrigado pelo convite para a iniciativa. Aguardo uma 3ª edição eheh

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao Jorge pelo convite, e deixo umas palavras sobre as minhas escolhas.

    Em primeiro lugar, para mim "coragem" não é sinónimo de valentia, heroísmo e feitos do outro mundo, mas sim de uma auto-superação que nos leva a buscar forças onde não as sabíamos ter, marcando posições que não sabíamos ser capazes. É isso que guia as minhas escolhas:

    "Gentleman's Agreement", é uma descida ao mundo do racismo silencioso e invisível, por alguém que deita muito a perder por um ideal.

    "The Mission" leva-nos a outros tempos, outras lutas, por parte de alguém que escolhe a não agressão, e a crença nos valores espirituais como modo de defender o seu ideal de paz e amizade.

    "Philadelphia" é um exemplo de mais uma fraqueza tornada força. Uma doença e uma discriminação social que são confrontadas, mesmo quando no fundo do túnel apenas a morte espera.

    Finalmente escolhi Steven Spielberg, por ser um realizador obcecado em retratar a coragem. Filmou-a em todas as suas obras e fez dela personagens principais. Seja nas lutas políticas (Lincoln), na guerra (Saving Private Ryan), nos exemplos humanos (The Color Purple, Schindler's List), seja em filmes "sérios" ou de aventuras (série Indiana Jones, Jaws), como protagonistas adultos ou juvenis (Empire of the Sun).

    Um grande abraço ao Rafael.

    ResponderEliminar
  4. FREDERICO DANIEL, Sim também concordo particularmente com Spielberg e Von Trier. Este é inclusive um realizador demasiado controverso e distinto para não lhe reconhecermos coragem.

    RAFAEL SANTOS, Spielberg é um realizador que se adequa a vários temas, a comprovar estão as imensas referências que teve nesta e na edição anterior desta iniciativa. Quanto às tuas escolhas, poderiam ter sido perfeitamente as minhas, mais do que nunca. De Dreyer a Ray, passando por Tarkovsky e Von Trier, encontram-se autênticas obras-primas, onde o tema aqui em análise está presente, e onde o que considero de extremo valor neste meio se afigura como intemporal. Adorei as tuas escolhas e as tuas correspondentes reflexões, e obrigado, mais uma vez, pela colaboração :)

    AJANELAENCANTADA, Nós é que agradecemos, novamente e mais vez, pela participação :). Gostei das tuas justificações, em especial do que disseste relativamente ao tema e à abordagem inicial. Só vem demonstrar a complexidade do tema lançado e proposto sempre com esse objectivo. Quanto às tuas escolhas, destaco Spielberg, naturalmente, e Gentleman's Agreement - um óptimo filme que retrata na perfeição a coragem que tanto falas. Bem lembrado.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.