4.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (17)

As escolhas de:
Roberto Simões, autor do blogue CINEROAD

Os 3 filmes que melhor transmitem a Coragem:
Gandhi (1982)
Richard Attenborough

Braveheart (1995)
O Desafio do Guerreiro, Mel Gibson

Milk (2008)
Gus Van Sant

O realizador que melhor exprime a Coragem:
Mel Gibson
"I like directing much better. It's more fun, that's all there is to it. It's essentially the same job, which is storytelling, but you have more control over the way you want to tell the story. It's a high. I love it."

As escolhas de:
André Marques, autor do blogue Blockbusters 
e organizador dos Cinema Bloggers Awards

Os 3 filmes que melhor revelam a Coragem:
La Vita è Bella (1997)
A Vida é Bela, Roberto Benigni

The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)
O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei, Peter Jackson

12 Years a Slave (2013)
12 Anos Escravo, Steve McQueen

O realizador que melhor filma a Coragem:
Quentin Tarantino
"Movies are my religion and God is my patron. I'm lucky enough to be in the position where I don't make movies to pay for my pool. When I make a movie, I want it to be everything to me; like I would die for it."

Obrigado, Roberto e André, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

5 comentários:

  1. Óptimas escolhas em ambas as listas. Também ponderei escolher o Milk e o La Vita è Bella.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  2. Obrigado mais uma vez pelo convite e pela publicação, espero estar a contribuir para a iniciativa que é muito boa e tenho seguido todos os posts :)

    Segue então a justificação das minhas escolhas, a maioria segue-se pela grande coragem que as personagens principais dos filmes destacados demonstram ao longo do tempo, sendo que em situações diferentes, duas no mundo real em que um pai protege ao máximo o seu filho, num cenário que de bom e positivo não tem nada.

    Noutra um homem consegue lutar pela sua vida que durante anos a fio viu ser destruída, sendo que penso serem poucos de nós os que conseguiam manter-se firmes numa situação como a escravidão e as suas consequências.

    Num mundo mais fantástico penso que a personagem de Frodo revela no último filme da trilogia Senhor dos Anéis uma coragem imensa, sendo que finalmente vê a sua missão e objectivo traçados desde o primeiro filme alcançarem um fim.

    A escolha de Tarantino recai porque penso que no mundo pouco tradicional das suas personagens, existe uma coragem transversal à maioria, sendo que em exemplos como Kill Bill ou Django Libertado a vingança é acompanhada de um grande instinto corajoso, assim como para os Sacanas sem Lei, aquilo a que se proponham realizar só seria possível com uma dose de coragem em grande escala eheh

    :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com ambas as escolhas e achei curiosa a escolha do Mel Gibson como realizador, pois a meu ver prefiro como ator. O meu filme favorito dele como realizador é "A Paixão de Cristo" e considero que nesse o ator/realizador teve coragem. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Bem, as escolhas do André poderiam ser perfeitamente minhas, concordo e identifico-me com todas. Optei na minha seleção por escolher histórias baseadas em factos verídicos ou biográficos. Nesses exemplos reais a coragem é sempre mais arrepiante, precisamente por terem acontecido, por terem sido reais. Cada herói à sua maneira desafiou o sistema, encabeçou uma luta, correu sérios riscos, tantos fatais e graças ao seu exemplo de determinação e coragem, contribuiram para mudar o mundo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. RAFAEL SANTOS, Completamente em sintonia. Adoro cada uma das escolhas. O Milk e o La Vita é Bella são só grandes exemplos sobre a coragem e o valor da partilha e da noção de colectividade, de paternidade, etc.

    ANDRÉ MARQUES, Contribuis, claro. Obrigado, mais uma vez, pela participação. Gostei das tuas justificações, não fossem os filmes que destacas autênticos colossos neste tema, e, de um modo geral, no cinema mais recente, mas não menos importante. Grandes escolhas e grande realizador.

    FREDERICO DANIEL, A escolha por Mel Gibson pode ser curiosa, à partida, mas é tão, mas tão verdadeira e eficaz para com o tema - a Coragem - que é até surpreendente como não foi até aqui mais vezes referenciada. Gosto, muito!

    ROBERTO SIMÕES, De facto, bem que poderiam ser as tuas escolhas. De qualquer modo as que escolheste também retratam, e bem, o que se pretendia desta iniciativa, de resto como explicas. Talvez destacaria o Gandhi, por ser pouco referenciado e pouco lembrado para muitas listas, e Mel Gibson pelos mesmos motivos. Obrigado pela disponibilidade e pela colaboração, sempre e mais uma vez :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.