1.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (14)

As escolhas de:
Rita, autora do blogue La Dolce Vita Da Rita

Os 3 filmes que melhor transmitem a Coragem:
Closer (2004)
Perto Demais, Mike Nichols

La Piel Que Habito (2011)
A Pele Onde Eu Vivo, Pedro Almodóvar

Shame (2011)
Vergonha, Steve McQueen

O realizador que melhor exprime a Coragem:
Pedro Almodóvar
"El cine puede aprenderse, pero no enseñarse."

As escolhas de:
Pedro Pereira, autor no blogue Por Um Punhado De Euros

Os 3 filmes que melhor revelam a Coragem:
Django (1966)
Sergio Corbucci

Bandidos (1967)
Massimo Dallamano

Une corde, un Colt... (Cimitero senza croci) (1969)
Robert Hossein

O realizador que melhor filma a Coragem:
Massimo Dallamano (1917–1976)

Obrigado, Rita e Pedro, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

9 comentários:

  1. Antes de mais, obrigada pelo convite para participar nesta iniciativa.

    As minhas escolhas prendem-se com o facto de Pedro Almodóvar filmar com graça e situações que outros poderiam fazer de uma forma leviana e ele fá-lo com a coragem dos grandes.

    Closer, A Pele onde eu vivo e Shame, estas escolhas demonstram a coragem do ser humano em mostrar a sua verdadeira faceta, em mostrar que todos temos um dark side e que não somos nem mais nem menos por isso.

    Rita,

    dolcevitarita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Obrigado pelo convite de parceria. As minhas escolhas incidiram sobre o western europeu por ser aquele género que mais me marcou e claro, aquele que deu mote ao Por Um Punhado De Euros. Escolhi três filmes em que as personagens principais representam para mim a tal coragem.

    O Django será aquela mais abrutalhada, um tipo que se mete no meio de dois bandos rivais, acaba com as mãos estropiadas mas mesmo assim defronta os meliantes.

    Depois temos a personagem do grande Enrico Maria Salerno em "Bandidos", um pistoleiro hábil que vê as suas mãos serem destruídas num duelo, um misto de coragem e sede de vingança fazem com que consiga continuar a sua vida.

    O papel de Maria em "Cimitero senza croci" também é interessante qb, aqui seguiremos a vida desta mulher que vê o seu marido ser enforcado à porta de casa por um grupo de rufias que o perseguiam. É um western-spaghetti diferente, quase mudo mas de grande efeito. Quis aproveitar o espaço cedido para o publicitar.

    O realizador que escolhi provavelmente não dirá muito aos leitores, mas de certeza já se cruzaram com o nome dele e não repararam. Este cineasta fez carreira como fotografo (40 filmes segundo IMDB), trabalhando inclusivé nos primeiros dois filmes da trilogia dos «dólares» de Sergio Leone mas acabou por ser posto de lado por birra do gorducho.

    Mas invés de se afogar na mágoa Dallamano salta para a cadeira da realização e engendra um western de grande efeito (Bandidos). Foi uma espécie de bofetada de luva branca para Leone. Esse foi infelizmente o único western que realizou, depois dedicou-se ao policial e ao giallo, realizando o excelente "Cosa avete fatto a Solange?".

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, apenas me identifico com o primeiro realizador e concordo apesar de não ser dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente tenho o Almodovar como um daqueles que não toco nem com uma vara de 5 metros.

      Eliminar
  4. Por acaso também lembrei-me de falar no Shame mas depois escolhi outros. O closer também é um dos meus filmes preferidos :)

    ResponderEliminar
  5. O closer é o meu filme preferido de sempre.
    As outras escolhas reflectem aquilo que considero a coragem nas relações humanas, A pele onde eu vivo é talvez dos melhores filmes de Pedro Almodôvar, e esse para mim, é um dos grandes realizadores da actualidade, pela forma como toca as pessoas com a comédia negra e perspicaz.

    ResponderEliminar
  6. "Django" deve ser visto como um exemplo de coragem porque Sergio Corbucci fez uma obra de tal forma violenta que, segundo consta, foi o primeiro western de sempre a ter classificação para maiores de 18 anos!
    A escolha de Massimo Dallamano é bem original e interessante. Tonino Valerii defende que os tão famosos "close-up" nos filmes de Leone tiveram origem na mente de Dallamano.
    Quanto a Pedro Almodovar posso reconhecer-lhe coragem e ousadia em abordar alguns temas tabu mas os seus filmes não são do meu agrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché sócio, touché! E quem vir o "Bandidos" entenderá as qualidades do homem. Segundo li no livro de Alex Cox, apesar desse filme ter a fotografia creditada a um outro tipo - não me recordo o nome - terá sido o próprio Dallamano a tratar da tarefa. A cena inicial do comboio, por exemplo, é qualquer coisa. "Vai buscar Leone"!

      Gostava muito sinceramente que a juventude que por aí anda perdesse algum tempo das suas vidas e tentassem ver algum cinema pré-Y2K. Desculpem o desabafo.

      Eliminar
  7. RITA, Obrigado nós, pela participação e pela disponibilidade, desde então, em comentar, em envolveres-te e em interessares-te :). Quanto às escolhas e respectivas justificações, adorei, simplesmente. Acho que é, inclusive, uma das selecções que mais me identifico até aqui, com especial destaque para Almodóvar (que aprecio bastante) e Shame, um ensaio magnífico sobre diversos temas com a coragem à mistura.

    PEDRO PEREIRA, Parceira sempre agradável de se fazer. Obrigado nós pela colaboração. De resto, da tua parte não estava à espera de menos relativamente aos filmes e ao realizador que escolherias, não fosse o western a tua praia, e um género, ou sub-género, muito propício ao tema em questão. Infelizmente ainda só vi o Django, de todos os que referencias. Contudo, já ficaram devidamente registados para futuras visualizações (assim como as belas informações que sempre nos dás). Quanto ao Almodóvar, eu dava-lhe mais uma(s) oportunidade(s) :)

    FREDERICO DANIEL, Também concordo, e muito, com as primeiras escolhas e o realizador em destaque.

    ANA S., O Shame é só um dos melhores filmes dos últimos anos, na minha opinião, e um grande exemplo para este tema. O Closer é igualmente bem lembrado, sendo que também gosto do filme.

    EMANUEL NETO, Relativamente a Almodóvar, percebo, mas não me identifico, de todo. O realizador tem nuances, tem estilo e tem arrojo o suficiente para demonstrar a sua qualidade e a sua singularidade no actual panorama mundial, o que por si só já o dignifica bastante. Quanto ao Django e a Dallamano, referes informações e detalhes que desconhecia. Obrigado por esse facto :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.