16.2.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (1)

As escolhas de:
Carlos Melo Ferreira, autor do blogue Some like it cool

Os 3 melhores filmes sobre a Coragem:
Ossos (1997)
Pedro Costa

No Quarto da Vanda (2000)
Pedro Costa

Juventude em Marcha (2006)
Pedro Costa

O melhor realizador a explorar a Coragem:
Pedro Costa
"É necessária uma responsabilidade, uma seriedade na altura de filmar um plano. Não pode ser algo fácil, o cinema é muito difícil, muito cansativo. É um ofício, como ser pedreiro."

As escolhas de:
Frederico Daniel, autor do blogue Os Filmes de Frederico Daniel

Os 3 filmes que melhor retratam a Coragem:
1408 (2007)
 Mikael Håfström

Away We Go (2009)
Um Lugar para Viver, Sam Mendes

Elysium (2013)
Neill Blomkamp

O realizador que melhor expressa a Coragem:
James Wan
"For me and my films, I want my audience to experience cinema in its full glory. It's not just visual, it's audio as well. It's emotional, and I want you to be engaged with not just the scene but with the characters."

Obrigado, Carlos e Frederico, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

11 comentários:

  1. Dos seis filmes, não conheço nenhum com exceção do do Sam Mendes, que não achei nenhum filme notável. Portanto quanto a estas primeiras seleções, não tenho mesmo nada a dizer. A ver se um dia destes vejo algum do Pedro Costa.

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigado pelo convite, gostei bastante de estar novamente nesta iniciativa.
    Coragem:
    "1408": Vejo coragem no personagem principal que arriscou e teve coragem de estar num local que lhe disseram ser assombrado, mas mesmo assim ele foi em frente.
    "Away We Go": Vejo coragem no querer criar uma família e irem em busca do lugar perfeito para viver, por vezes é preciso ter coragem para ir em busca da felicidade.
    "Elysium": A cena final emana coragem, foi uma das grandes lições e morais deste filme...
    James Wan: É preciso coragem para fazer filmes sobre áreas sobrenaturais, tais como espíritos e gosto desse lado do realizador pois enfrenta medos e cenas sobrenaturais como espíritos e fantasmas com coragem.

    ResponderEliminar
  3. "1408": Há coragem no personagem principal durante todo o filme, pois ele enfrenta o inevitável devido aos acontecimentos do filme.
    "Away We Go": É preciso coragem em partir em busca do lugar perfeito para viver e criar família, mas somos sempre recompensados.
    "Elysium": A cena final emana coragem, o que o personagem fez foi de facto corajoso.
    James Wan: Ele realizou vários filmes com espíritos e outras coisas sobrenaturais, é preciso ter coragem para investigar esses temas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho que dar mais atenção ao Pedro Costa. O "Ossos" não me causou tão boa impressão. Talvez fosse a minha disposição no dia em que o visualizei. Mas em breve irei debruçar-me na obra do realizador.
    Dos Filmes escolhidos pelo Frederico apenas vi o "1408" e custou-me a engolir o filme. Quanto ao James Wan é uma escolha curiosa. Se escolhesse um realizador tendo em mente os temas que aborda iria para o Michael Moore.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custou-lhe a engolir em que sentido? De não gostar do filme?
      Confesso que não é dos meus favoritos, mas para a temática lembrei-me logo dele.

      Eliminar
    2. Sim, por não ter gostado do filme. Adequa-se ao que o tema pede.

      Eliminar
    3. Sim, concordo. Eu classifiquei-o com 3* na minha análise...

      Eliminar
  5. ROBERTO SIMÕES, Também não tenho muito a dizer aqui, a não ser ainda assim aconselhar-te a descobrires os filmes do Pedro Costa, demasiado crus e verdadeiros para ficares rendido, creio :)

    FREDERICO DANIEL, Muito obrigado nós pela participação, pela segunda vez nesta iniciativa :). Quanto às tuas escolhas, que a propósito defendes bem, no teu jeito, apenas não conheço o filme de Sam Mendes. 1408 e Elysium por outro lado parecem-me escolhas adequadas ao tema, muito embora talvez com pouca carga simbólica no que aos valores que tentam passar diz respeito. Já do realizador, James Wan, identifico-me plenamente, não tanto pelos temas que referes mas acima de tudo pela realização que invariavelmente executa. Aliás eu considero-o actualmente um cineasta sobrevalorizado e algo escondido para os cinéfilos. É um autor a se descobrir, sobretudo na sua habilidade e criatividade com a câmera nos seus já habituais exercícios angustiantes e carregados de suspense. É brilhante a forma como Wan "brinca" com os pontos de vista e os ângulos envolvidos. É preciso coragem para se enveredar por um caminho mais artesanal, mais antigo e mais físico, digamos (em todo o processo de filmagem e de produção), em detrimento dos meios digitais hoje em dia à disposição. Embora não sendo pelos mesmos motivos, grande escolha, gostei imenso :)

    RAFAEL SANTOS, Completamente. Tens de te dedicar mais aos filmes do Pedro Costa, tal como eu eheh. O Ossos por acaso também não posso dizer propriamente que me deslumbrou, mas lá que é um belo filme disso não tenho dúvidas, tal como do facto de que se adequa na perfeição à temática aqui em análise. De resto, não conheço mais nenhum dos destacados pelo Carlos. A escolha pelo Pedro Costa, por outro lado, é muito interessante, da qual me revejo facilmente dentro deste tema. Quanto ao 1408 também não o acho um grande filme, longe disso, embora lá está se enquadre aqui. E mais do que curiosa a escolha pelo James Wan, tal como já disse, é excelente, diria até quase surpreendente pelo facto de que poucos se lembrariam.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, eu gosto imenso desta iniciativa e continuarei a participar e só tenho pena que seja anual e não semestral.
      Deveria ver o "Away We Go", dos três filmes mencionados por mim é o que mais gostei.
      Concordo com o que disse sobre o James Wan, gosto muito da sua realização e ainda me falta ver alguns essencias como a saga "Saw".

      Eliminar
    2. FREDERICO DANIEL, A iniciativa não é intencionalmente anual, muito embora não seja claramente intervalada com poucos meses. Terá sempre lugar quando a disponibilidade assim o justificar, sendo que contamos sempre convosco para a mesma :)

      Cumprimentos,
      Jorge Teixeira
      Caminho Largo

      Eliminar
    3. Ok :D Eu eu vou sempre participar e até posso sugerir um tema: Amor. xD

      Eliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.