19.10.13

CCOP: Top de Setembro de 2013



A distribuição massiva de filmes nas últimas semanas (por vezes com onze estreias na mesma semana), tem reduzido a percentagem de filmes elegíveis aos tops mensais. Caso flagrante o de Setembro, onde com trinta e quatro filmes estreados, apenas onze figuram no top mensal. Se nem os críticos (naturalmente mais propensos a assistirem aos filmes que estreiam) conseguem cobrir por completo o mapa de estreias mensais, imaginemos então o que acontece nas salas de cinema portuguesas, por sinal cada vez mais vazias. Em Setembro, a estreia de Blue Jasmine lidera o pódio e apesar da honrosa nota média (7,92), o filme apenas consegue ocupar a décima posição do top anual, ex-aequo com Searching for Sugar Man (À Procura de Sugar Man). Olhando para o top especial dedicado ao cinema de Woody Allen, ficamos a saber que Blue Jasmine figura no décimo quarto lugar dos melhores filmes do cineasta, para os membros do CCOP (Annie Hall é o preferido do grupo, com a nota média de 9,64 em 10). Steven Soderbergh e o seu Behind the Candelabra (Por Detrás do Candelabro) ocupa a segunda posição do pódio de Setembro, com a nota média de 7,64. Vale a pena referir que foi recusado financiamento a esta produção em Hollywood, por se considerar "demasiado gay" para o cinema, acabando por ser produzido e por estrear em televisão, no canal HBO. O CCOP confirma assim o favoritismo deste filme junto da crítica e não só, depois até de Behind the Candelabra (Por Detrás do Candelabro) ter sido candidato à Palma d'Ouro 2013. A terceira posição do pódio é ocupada por Insensibles (Insensíveis), do realizador espanhol Juan Carlos Medina e co-produzido pelo português Luís Galvão Telles, através da Fado Filmes. O filme foi exibido em Portugal nos festivais Fantasporto e MOTELx. Nota ainda para a estreia em cinema de dois clássicos do cinema japonês e duas obras-primas do cineasta japonês Yasujirô OzuTokyo Story (Tôkyô monogatari) (Viagem a Tóquio)An Autumn Afternoon (Sanma no aji) (O Gosto do Sakê) foram trazidos aos cinemas nacionais pela Leopardo Filmes e os membros do CCOP atribuíram-lhes a excelentes classificações médias de 9,00 e 8,25; respectivamente.

Como é habitual, para consultar o top anual e todos os anteriores tops ou ainda outras informações, ir ao site oficial do Círculo de Críticos Online Portugueses aqui. Eis então o top completo dos filmes, com suficiente amostragem, estreados em Portugal em Setembro de 2013:

1. Blue Jasmine (2013)
Woody Allen | 7,92
2. Behind the Candelabra (2013)
Por Detrás do Candelabro, Steven Soderbergh | 7,64
3. Insensibles (2012)
Insensíveis, Juan Carlos Medina | 7,60
4. The Place Beyond the Pines (2012)
Como Um Trovão, Derek Cianfrance | 7,50
5. Like Someone in Love (2012)
Abbas Kiarostami | 7,43
6. The Conjuring (2013)
The Conjuring - A EvocaçãoJames Wan | 7,18
7. Kon-Tiki (2012)
Kon-Tiki - A Viagem Impossível, Joachim Rønning e Espen Sandberg | 6,75
8. The Butler (2013)
O MordomoLee Daniels | 6,44
9. Dark Horse (2011)
Dark Horse - Diários de um FalhadoTodd Solondz | 6,00
10. The Heat (2013)
Armadas e Perigosas, Paul Feig | 5,86
11. Diana (2013)
Oliver Hirschbiegel | 3,60

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.