29.11.12

Bandas Sonoras (3)

El Laberinto del Fauno (2006), Guillermo del Toro


Composição orquestrada por Javier Navarrete em mais uma parceria com Guillermo del Toro. Talvez uma das melhores bandas sonoras da última década, detentora de uma linearidade e densidade extasiantes. Em crescendo, a música como que escreve o texto, imprime o ritmo e conduz à imaginação, sempre nas proporções e tempo certos e, logo, em sintonia com o que assistimos. A simbiose perfeita entre o visual (real e imaginário) e o sonoro. No fim de contas, é sobretudo de ilusão e fantasia que se faz música, e é de música que a imaginação mais depende ou mais carece de forma a atrair o improvável.

2 comentários:

  1. Das melhores banda-sonoras da última década? Não me parece...

    Trata-se de uma composição algo banal, para não falar da condução da mesma. Da última década e indo ao encontro das vossas preferências parece muito mais relevante a composição de Howard Shore para o terceiro filme do Senhor dos Anéis. Já para não falar doutra magnificas composições.

    Até do pouco falado cinema português, a banda sonora do filme Alice, composta pelo Bernardo Sassetti, é muito superior ao trabalho de Javier Navarrete, embora como sempre não tenha tido um nomeação para a estatueta dourada.

    ResponderEliminar
  2. ME, Concordo que existirão muitas mais grandes bandas-sonoras dignas desse nome na última década. Um perfeito exemplo é essa mesmo que referes (do Senhor dos Anéis), que de facto tanto aprecio. Contudo, isso não invalidará que considere esta composição de Navarrete também umas dessas melhores da década transacta (não referi números, propositadamente), não só porque detém nuances distintas e saborosas, como ainda uma estreita confluência com a narrativa - coisa não muito comum nos dias de hoje, daí que nesse aspecto esteja em desacordo contigo quando te referes à banalidade da banda-sonora.

    O Cinema português tem tanto por revelar e dar que é constante a descoberta de extrema qualidade em filmes antigos, como em recentes. Um caso é esse Alice, que considero um filme muito bom, nomeadamente pela sua banda-sonora, pelo que estou de acordo contigo quanto à sua qualidade. A comparação desta com a do Labirinto do Fauno é possível, mas às tantas um tanto ou quanto infrutífera, pessoalmente digo. Em última análise, e até porque falamos de música, o factor subjectivo entrará aqui sempre em doses fortes o suficientes para nos diferenciar uns dos outros, e isso será sempre interessante.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.