17.8.12

Bandas Sonoras (1)

Rio Bravo (1959), Howard Hawks


A música no cinema de Hawks assume um papel preponderante, decisivo. É na sua passagem que as relações dos personagens dos seus filmes se desenvolvem, se cimentam. É através desta ferramenta, integrada na realidade própria da narrativa, que o argumento se demarca, se aprofunda e se reflecte nele mesmo. No caso de Rio Bravo, e deste(s) My Rifle, My Pony and Me & Get Along Home Cindy, Cindy, o tiro atinge o alvo em cheio e sem margem para dúvidas - dos mais belos momentos vindos do faroeste americano.

4 comentários:

  1. Uma cena icónica, de um filme também ele inevitavelmente icónico. Pelo menos o tempo fê-lo assim. Tem muito a ver com o espírito do filme, com o humor do filme. Adoro esse quarteto, o velho então é hilariante. Grande filme.

    http://www.cineroad.net/2012/01/rio-bravo-1959.html

    Roberto Simões
    CINEROAD.net

    ResponderEliminar
  2. ROBERTO, o quarteto é mesmo muito bom. Esta cena, para mim, é o momento mais delicioso de todo o filme :)

    JOÃO, Howard Hawks Génio ficaria bem não :P.. dos 3 filmes que apontaste apenas vi um (The Big Sleep), tenho de ver os outros.

    ANTÓNIO, a música é de facto uma mais valia para o cinema. A partir da música, por vezes, atingem-se momentos grandiosos e memoráveis, como esta cena bem o demonstra.

    Cumprimentos,
    Pedro Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  3. Eu acho este filme delicioso, os diálogos, as cenas, as contra-cenas, a contenção, os enquadramentos, a sequência entre espaços, etc. É um filme para se ir apreciando e para se ir depurando com revisões, creio eu e um pouco pelo que leio.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.