31.1.14

Cenas (9)

Revolutionary Road (2008), Sam Mendes


Tremendo exemplo da força da representação, do vigor das personagens e do poder dos actores ou, noutra perspectiva, do esforço e da firmeza do realizador na direcção destes mesmos, num exercício cinematográfico mais teatral e contemplativo que propriamente inventivo. Se quisermos, mais altruísta e paciente que rigorosamente introspectivo e exaltado, deixando, por isso, respirar o diálogo e o seu rumo em direcções e sentidos altamente imprevisíveis e angustiantes.

Particularmente, os últimos planos a empregarem-se e a dedicarem-se à personagem de Kate Winslet, sempre em primeiro plano, são deliciosos, vorazes até, de tão intensos e minuciosos que se enquadram, tal como a profundidade, através do contraste e da (não) definição, adquire contornos cénicos e de contexto deveras vibrantes e culminantes de toda uma situação sensível ou, enfim, de toda uma discussão inflamável. Grande Leonardo DiCaprio, grande Kate Winslet, grande Michael Shannon e grande Sam Mendes, no mínimo, por toda a energia que propagam nesta espantosa cena.

4 comentários:

  1. Sam Mendes é de facto fabuloso. Mune-se, não raras as vezes, de equipas excecionais e foi este mais um desses casos. Grande melodrama. Também melodrama e também com Kate Winslet prefiro pessoalmente o LITTLE CHILDREN - PECADOS ÍNTIMOS do Todd Field.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida é um belo filme, que foi um pouco deixado de lado pelo público que queria um novo "Titanic" por ter DiCaprio e Winslet como protagonistas.

    Apesar de todo o elenco estar bem, na minha opinião o grande destaque é Michael Shannon. Grande ator que nos últimos anos teve ótimas interpretações.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este filme tem qualquer coisa de mágico, é o DRAMA.
    No entanto, não é um filme cliché, retrata o casal que queria ser diferente, mas que no fim, por força das circunstâncias acaba por tornar-se comum, aquilo que nunca almejou ser.

    Para mim, o papel da vida da Kate Winslet.

    dolcevitarita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. ROBERTO SIMÕES, Ainda não vi esse do Todd Field, falha que irei tentar colmatar. De resto, totalmente de acordo quanto ao elenco e quanto ao excelente melodrama aqui em destaque.

    HUGO, Sim, o Michael Shannon está fabuloso aqui, tal como Winslet e DiCaprio. Titanic à parte, este Revolutionary Road é um grande filme.

    RITA, O drama no seu esplendor máximo, sem dúvida. Um dos melhores do género da última década, na minha opinião.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.