18.5.13

1 Tema, 3 Filmes (6)

Voyeurismo

Rear Window (1954)
Janela Indiscreta, Alfred Hitchcock

The Conversation (1974)
O Vigilante, Francis Ford Coppola

The Lives of Others (Das Leben der Anderen) (2006)
As Vidas dos Outros, Florian Henckel von Donnersmarck

por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

4 comentários:

  1. Um tema que muito me interessa, é fascinante. E interessante, na medida em que coloca o espectador numa posição difícil ao fazer também dele um voyeur. Desses três só vi mesmo o Rear Window, que adoro (aquele cenário é brilhante mesmo, tantas vivências incluídas num só enquadramento). Assim de repente lembro-me também do Peeping Tom e do Blowup do Antonioni.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  2. Um tema e eu diria três brilhantes filmes. Vi A Vida dos Outros recentemente e confirma-se a boa critica, o Rear Window incontornável clássico. Concordo com o Rafael, também caberia mais aqueles dois filmes :) Bom post.

    ResponderEliminar
  3. RAFAEL SANTOS, É um tema que também me interessa bastante, na sua subjectividade e riqueza nos detalhes. O Rear Window é magnífico. Os exemplos que referes só não entraram porque ainda não vi os filmes eheh, facto que tenho de corrigir.

    O NARRADOR SUBJECTIVO, Sim três grandes filmes. Aconselho vivamente para quem ainda não viu.

    CARLOS BRANCO, Obrigado. A Vida dos Outros é um excelente exemplo neste tema, como um filme muito bom noutros aspectos. Totalmente de acordo.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.