17.3.13

Os 10 Melhores Filmes de 2012


10. Life of Pi (2012)
A Vida de Pi, Ang Lee

9. Holy Motors (2012)
Leos Carax

8. Lo Impossible (2012)
O Impossível, Juan Antonio Bayona

7. Anna Karenina (2012)
Joe Wright

6. Zero Dark Thirty (2012)
00:30 A Hora Negra, Kathryn Bigelow

5. The Master (2012)
The Master - O Mentor, Paul Thomas Anderson

4. Tabu (2012)
Miguel Gomes

3. Amour (2012)
Amor, Michael Haneke

2. Moonrise Kingdom (2012)
Wes Anderson

1. Django Unchained (2012)
Django Libertado, Quentin Tarantino

por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

8 comentários:

  1. Na vossa lista encontro filmes que adorei e outros que me desiludiram tremendamente. E fica mais ou menos 50/50. :P

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  2. da lista só retirava o LIFE OF PI. De resto, (quase) completamente de acordo :p

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Não vi o pi, o impossível e o Master. O impossível é o que me atrai menos dos 3 e o master o que me atrai mais.

    De resto gostei de todos os filmes que estão lá. Subiria o Holy Motors e o Tabu. Mas quanto mais para cima mais complicado :S

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Com excepção de Tabu (porque não vi) e Amour (porque não consegui acabar de ver), estamos totalmente de acordo.
    Life of Pi, foi para mim, a surpresa do ano

    ResponderEliminar
  5. Tirando o "The Master" e o "Moonrise Kingdom" (é agora que eu levo um tiro!), pelos quais não morro de amores, concordo com a lista. O único que tenho em falta é o "Anna Karenina", tenho de o ver em breve. Talvez acabe por constar da minha lista que terei de actualizar :P

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  6. INÊS MOREIRA SANTOS, Bem sei das tuas preferências, de que concordo em parte. A reter fica mais um ano recheado de Cinema.

    ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, Gostei bastante do Life of Pi, daí a inclusão no top, mas penso perceber quem não gostou assim tanto. De resto, estamos mais ou menos em sintonia :)

    LOOT, Aconselho, inevitavelmente, esses três, em que destaco o The Master - obrigatório. Sim quanto mais para cima, mais complicado, ou melhor, mais identificativo se torna.

    SOFIA SANTOS, Aconselho vivamente o Tabu, que penso vires a gostar. Quanto ao Amour de facto não é para todos, nem para qualquer dia. Compreendo-te. E já somos dois que partilhamos esse gosto pelo Life of Pi, ou, diria, pelo Anna Karenina, que merecia mais aclamação e consenso.

    RAFAEL SANTOS, Percebo alguma desilusão se nos retermos apenas e só aos argumentos de The Master e Moonrise Kingdom, e isto à partida, porque no subtexto e, sobretudo, na realização está o verdadeiro valor destes filmes - altamente recomendáveis e destacáveis neste ano que passou. Aconselho o Anna Karenina, e curiosamente outra vez, pela encenação e pela realização.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  7. Jorge, puxei pelo teu nome no Twitter, procurando notícias de filmes, e dei logo de caras com os melhores 10 filmes de 2012 conforme reza no "Caminho Largo" ! Mas a notícia mais importante para mim, naquela classificação, foi ter visto o filme Ana Karenine, de Joe Wright, figurar na referida lista, e não tanto a classificação merecida, porquanto sei que, do ponto de vista literário, Ana Karenine e Guerra e Paz do escritor russo Leo Tolstoi, são dois livros de maior relevo e nunca um filme, por muito mérito que venha alcançar, possa estar à altura de exaltar tamanha grandeza hitórica e o percurso das famílias retratadas nos dois monumentais livros !
    Li, com muito zelo e dedicação , Ana Karenine que julgo irei encontrar, no visionamento do filme, o mesmo contentamento, numa oportunidade futura !
    Assim espero fazê-lo !

    Cordialmente,

    António Palma Mendes

    ResponderEliminar
  8. ANTÓNIO PALMA MENDES, Anna Karenina é um grande filme, independentemente do livro, que acredito ser muito bom. Obrigado pelo comentário.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.