27.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (26)

As escolhas de:
Jorge Rodrigues, do blogue Dial P for Popcorn

Os 3 filmes que melhor espelham a Amizade:
The Wizard of Oz (1939)
O Feiticeiro de Oz, Victor Fleming

Jules et Jim (1962)
Jules e Jim, François Truffaut

Toy Story (1995)
Toy Story: Os Rivais, John Lasseter

O realizador que melhor transmite a Amizade:
Andrew Stanton
"I'm just going to make the kind of movie I want to see. And if it doesn't match perfectly for somebody else, so be it, but at least it's an artist being pure with their vision."

As escolhas de:
Luís Mendonça, do blogue CINEdrio e do site À pala de Walsh

Os 3 filmes que melhor caracterizam a Amizade:
Rio Bravo (1959)
Howard Hawks

Husbands (1970)
Maridos, John Cassavetes

Dazed and Confused (1993)
Juventude Inconsciente, Richard Linklater

O realizador que melhor expressa a Amizade:
Howard Hawks (1896–1977)
"I'm a storyteller - that's the chief function of a director. And they're moving pictures, let's make 'em move!"

Obrigado, Jorge e Luís, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

9 comentários:

  1. Hawks é o homem das amizades profundas, sentimentais, quase paroxísticas no caso dos homens. Tudo é partilha no seu cinema, como bem defende John Carpenter. Mas esta economia rege-se por princípios e valores muito enraizados - é o tema da competência transposta para as relações humanas... as amizades cultivam-se com trabalho e dedicação - e quando assim é, são quase indestrutíveis.




    ResponderEliminar

  2. Tenho pena de não ter tido a elegância de, como o Luís e muitos outros, ter escolhido um grande mestre. Mas no fundo um contador de histórias não se avalia pelo meio em que elas estão inseridas mas sim pelos sentimentos e admirações que despertam no público que as recebem de braços abertos.

    Stanton, como Lasseter, Docter ou Bird, é um génio da animação mas, mais que isso, tem uma capacidade invulgar de conciliar o mundo mágico e fantástico que só existe nos filmes animados com a realidade que existe lá fora.

    Além disso, quantos se podem gabar de ter na sua filmografia êxito atrás de êxito? Todos os grandes filmes da Pixar têm o seu nome inscrito, de uma forma ou outra. Alguns deles (Wall-E, Finding Nemo) em mais que uma capacidade.


    Uma palavra ao Jorge: muitos parabéns pela iniciativa, tenho pena que não tenha chegado a mais pessoas (da minha parte farei por isso). O tema era complicado e mais complicado era fugir a alguns clássicos óbvios sobre a temática (como por exemplo Stand by Me) mas foi muito original.

    Abraço!

    ResponderEliminar

  3. Quanto às minhas escolhas, procurei ser abrangente: um clássico intemporal americano que marcou muitas infâncias e muitas 'amizades', um clássico inolvidável do mestre Truffaut e finalmente o filme pelo qual a animação moderna se rege - e que ensina uma belíssima lição sobre aceitação e lealdade e amizade.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Quanto às escolhas do Jorge, podiam ter sido minhas - ADORO os três filmes escolhidos - e... acho interessante ver "Jules et Jim" tão próximo daquela imagem de "Wizard of Oz": parece que o trio amoroso do filme de Truffaut percorre a sua própria "yellow brick road" - afinal, mais vale fazê-lo acompanhado ou bem acompanhado.

    Este desafio foi muito interessante, Jorge, parabéns. Fico a aguardar por próximas edições.

    ResponderEliminar
  5. Gosto do destaque que o feiticeiro de Oz anda a ganhar com esta iniciativa :)
    Ambas listas muito interessantes...

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  6. FREDERICO DANIEL, Já eu, das que vi, identifico-me plenamente com todas.

    LUÍS MENDONÇA, Hawks foi, de facto, um mestre nas relações, nas cenas e contra-cenas, naquilo que retirava dos actores e das suas personagens. Nesse sentido, foi um dos maiores a retratar a Amizade no Cinema, totalmente de acordo.

    Por acaso as fotos de ambos os filmes (The Wizard of Oz e Jules et Jim) foram escolhidos propositadamente. E claro, nestas andanças mais vale trilharmos o caminho acompanhados do que sozinhos :). Obrigado, mais uma vez, pela participação.

    JORGE RODRIGUES, Stanton é, tal como dizes, igualmente bem escolhido. Não é um mestre na realização, ou melhor, na filmagem, mas é, sobretudo para o efeito, um mestre a elevar os seus filmes, seja sobre a amizade, seja sobre outros valores. De resto, identifico-me totalmente com as tuas escolhas. E obrigado pela participação e pelas simpáticas palavras.

    RAFAEL SANTOS, Também gosto, é um filme indissociável do tema, creio.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao Luís por ter escolhido o Rio Bravo e especialmente o Husbands de Cassavetes!

    ResponderEliminar
  8. DAVID FURTADO, Sim parabéns, sobretudo pelo grande Rio Bravo.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.