23.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (22)

As escolhas de:
Aníbal Santiago, do blogue Rick's Cinema

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
We're No Angels (1955)
Veneno de Cobra, Michael Curtiz

The Breakfast Club (1985)
O Clube, John Hughes

The Perks of Being a Wallflower (2012)
As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

O realizador que melhor retrata a Amizade:
John Hughes (1950–2009)
"I always liked character stories best - put two or more people in a room and get them talking, that's the whole reason I got into this in the first place."

As escolhas de:
Paulo Peralta, do blogue CinEuphoria

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
Nuovo Cinema Paradiso (1988)
Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore

La Leggenda del Pianista Sull'oceano (1998)
A Lenda de 1900, Giuseppe Tornatore

Malèna (2000)
Giuseppe Tornatore

O realizador que melhor filma a Amizade:
Giuseppe Tornatore
"I'm a shameless storyteller of emotions."

Obrigado, Aníbal e Paulo, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

7 comentários:

  1. Não me identifico com nenhuma, mas vou colocar alguns na minha lista a ver.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito desde já para agradecer ao Jorge e ao Pedro Teixeira pela oportunidade de poder participar nesta interessante iniciativa do blogue Caminho Largo. A temática da amizade permite alguma liberdade de escolhas, pelo que decidi seleccionar três obras relativamente distintas: “We're no Angels” de Michael Curtiz, “The Breakfast Club” de John Hughes e “The Perks of Being a Wallflower” de Stephen Chbosky.

    A primeira opção é a mais questionável. A escolha de “We're No Angels” reside em grande parte no comportamento do trio interpretado por Humphrey Bogart, Peter Ustinov e Aldo Ray. Estes dão vida a três condenados em fuga, cujas intenções para com a família Ducotel mudam bastante ao longo da narrativa, com os foragidos a começarem a nutrir algum respeito e até amizade por estes elementos que pretendiam assaltar. Recheado de momentos de humor negro, o relacionamento dos elementos deste trio entre si e com os elementos de uma família com algumas dificuldades, marcam uma obra bastante agradável, naquela que é uma das raras comédias protagonizadas por Humphrey Bogart.

    “The Breakfast Club” foi a primeira obra que me surgiu na cabeça quando fui avisado desta iniciativa. A escolha deve-se em grande parte ao relacionamento entre o grupo de cinco adolescentes desajustados partilham segredos sobre as suas vidas, revelam as suas personalidades e desconstroem os estereótipos em volta das suas pessoas, enquanto se encontram a cumprir castigo, no marcante Sábado, dia 24 de Março de 1984.

    A escolha de “The Perks of Being a Wallflower” parece-me a mais óbvia deste trio, com o filme a abordar com uma enorme delicadeza a história de um grupo de adolescentes meio desajustados. Um filme que capta o espírito da adolescência no seu estado mais puro, os momentos e sentimentos invisíveis vividos pelos adolescentes, tudo acompanhado por magníficas interpretações de Ezra Miller, Emma Watson e Logan Lerman.

    Quanto à escolha de John Hughes é complicado de explicar em poucas palavras o que as obras deste senhor significam para mim. Quer seja a tratar temáticas relacionadas com adolescentes como em filmes como “Sixteen Candles”, “The Breakfast Club”, “Weird Science”, ou sobre adultos como “Planes, Trains and Automobiles”, entre outros filmes, Hughes apresenta uma capacidade enorme de chegar ao espectador, conseguindo atribuir uma grande dose de humanismo aos personagens que cria, mesmo nas situações mais inusitadas.

    Um breve comentário ainda sobre as escolhas do Paulo Peralta. Gostei imenso da escolha do "Nuovo Cinema Paradiso", um excelente filme do Giuseppe Tornatore, uma belíssima opção. O "Malèna" é uma escolha menos óbvia, mas igualmente pertinente. O "La Leggenda del Pianista Sull'oceano" fica na lista para os filmes a ver brevemente.

    Cumprimentos,
    Aníbal Santiago

    ResponderEliminar
  3. A Lenda de 1900 - um dos filmes mais subvalorizados dos últimos anos! :)

    ResponderEliminar
  4. Três filmes de Tornatore, que são para mim três jóias.

    ResponderEliminar
  5. FREDERICO DANIEL, Faz isso, sobretudo os clássicos, sendo que irei fazer o mesmo, dado que também não vi todos.

    ANÍBAL SANTIAGO, Obrigado nós, pela participação. O tema permitia, de facto, bastantes escolhas e abordagens, propositadamente. Dentre os filmes e a tua excelente justificação, destaco o The Perks of Being a Wallflower - uma agradável sugestão recente no que aos valores de amizade diz respeito. Bela escolha. De resto, ainda tenho de descobrir mais de John Hughes.

    RUI ALVES DE SOUSA, Não conheço, mas provavelmente, visto não ser muito divulgado, nem tão pouco referenciado.

    AJANELAENCANTADA, Três belos filmes, arrisco, de um realizador algo esquecido por vezes. Destaco aqui a abordagem do Paulo que se restringe a um cineasta para fabricar as suas escolhas.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Identifico-me no que toca ao Cinema Paradiso - escolha certeira. Quanto ao Malèna, adoro o filme, mas não sei se terá tanto a ver com amizade. Acaba por ter a ver com isso, mas há outros temas, quanto a mim, mas importantes. Vou ver o outro filme aqui referido.

    ResponderEliminar
  7. DAVID FURTADO, Também me identifico com o Cinema Paradiso, como não podia deixar de ser. Os outros ainda não vi.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.