21.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (20)

As escolhas de:
Roberto Simões, do blogue CINEROAD

Os 3 filmes que melhor espelham a Amizade:
Good Will Hunting (1997)
O Bom Rebelde, Gus Van Sant

Saving Private Ryan (1998)
O Resgate do Soldado Ryan, Steven Spielberg

The Lord of the Rings (2001-2003)
O Senhor dos Anéis, Peter Jackson

O realizador que melhor transmite a Amizade:
John Ford (1894–1973)
"Directing is not a mystery, it's not an art. The main thing about directing is: photograph the people's eyes."

As escolhas de:
Johnny Kino, do blogue O Desconhecido do Norte Expresso 

Os 3 filmes que melhor caracterizam a Amizade:
Enemy Mine (1985)
Os Inimigos, Wolfgang Petersen

Thelma & Louise (1991)
Ridley Scott

Lilo & Stitch (2002)
Dean DeBlois e Chris Sanders

O realizador que melhor expressa a Amizade:
Walt Disney (1901–1966)
"I'd rather entertain and hope that people learn, than teach and hope that people are entertained."

Obrigado, Roberto e Johnny, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

8 comentários:

  1. Já estou como a Sofia, aquando das suas próprias escolhas – EU CONCORDO! ;)

    Antes de tudo, um forte abraço aos dinamizadores (de celuloide, não dos digitais!). Têm-se revelado perfeitamente incansáveis nas iniciativas que promovem e na proatividade que geram.

    Quanto aos filmes, isto revelou-se complicado. De entre uma tentativa de não repetir (inglória) e as escolhas que, realmente, para mim fazem sentido, surgiu esta lista:

    Enemy Mine – Este foi um filme que vi por acaso quando era puto mas que se revelou uma surpresa. Apesar de, na altura, não ter atingido as múltiplas leituras, é interessante ver um filme, realizado por um alemão, sobre inimigos de guerra obrigados a interagir um com o outro e a constatarem a inexistência de algo verdadeiramente diferente que os separe...

    Thelma & Louise – É um dos meus filmes favoritos. Ponto final (não sei se alguém já o tinha sugerido…). Um road movie no feminino em que a descoberta e empoderamento pessoal são levados ao limite. Ridley Scott a demonstrar uma sensibilidade que, até então, desconhecia.

    Lilo & Stitch – Adoro cinema de animação! Lilo foi daqueles filmes que, após um “renascimento” dos estúdios Disney na década de 90 sobreviveu à panca pelo digital. Dean DeBlois e Chris Sanders ousaram ser completamente retro, apresentando desenhos como há muito não se via e, todo ele, (fabuloso!) feito em aguarela…


    Walt Disney surge de modo quase que espontâneo porque, realmente, pertence aquele top 5 de figuras icónicas e inspiradoras do cinema. Falar em amizade e não incluir qualquer uma das personagens que criou ou ajudou a criar é, pura e simplesmente, um sacrilégio!...


    Um abraço cinéfilo!

    JK

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo convite para participar, Jorge. Parabéns pela iniciativa, pelo dinamismo e pela vontade - que não se extingue - de continuar a falar de cinema, com pluralismo, pelo cultivo do 'amar cinema', entre todos os que participam e entre todos os que nos lêem. Obrigado, sobretudo, por continuares um caminho que, por variados motivos, tive que suspender nestas lides. Mas fica o legado e a memória, entre os que aqui ainda estão, do que foi o Cineroad. A esse nível, sinto uma dívida tremenda, porque foste um dinamizador maior naquele espaço que me é tão querido e não estou à altura de retribuir, não porque não sinta que o deva, mas porque abracei outros projetos que me consomem o tempo, felizmente com muito proveito e felicidade.

    Justificar as minhas escolhas será, porventura, demasiado óbvio e simples. Good Will Hunting, a relação entre Damon e Affleck, mas sobretudo aquela relação entre o psicólogo e o rebelde... a verdadeira psicologia, quando aplicada, é sempre um profundo acto de amizade. Aquele Robin Williams não é, também ele, amigo do espectador, dado que a psicologia nos chega também a nós, espectadores, de forma tão inequívoca? Aqueles diálogos entre ambos, aquelas conversas, lembram-me as maiores conversas com amigos meus sobre a vida. Isso é amizade.

    Saving Private Ryan? Another kind of friendship: fellowship, seriously intensified by the horrendous situation of war.

    E que mais icónico exemplo de amizade haverá, no cinema dos últimos anos, do que aquela dura demanda até à Montanha do Fogo, entre Frodo e Sam? When friendship becomes heroism.

    John Ford... fica-me a imagem de um realizador de outros tempos, onde a lealdade tinha um significado entre as pessoas. Cada um desses seus filmes tem personagens onde a amizade existia. Se olharmos por sobre a obra de Ford, não nos fica este sentimento?

    Quanto às escolhas do meu colega, que até agora desconhecia, concordo com o filme do Scott. Do filme da Disney não gostei particularmente, mas há por lá amizade, sim. É uma escolha muito pessoal. Porventura mais do que as outras. O filme do Petersen não conheço nem nunca tinha ouvido falar. Quanto à escolha do visionário Walt Disney, grande escolha. Melhor do que a minha.

    Cumps.
    Roberto Simões
    http://cineroad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Good Will Hunting é uma grande adição. Quanto ao Saving Private Ryan, por acaso é curioso que mais ninguém se tenha lembrado de filmes de guerra, já que a amizade que se estabelece entre soldados é muitas vezes um dos pontos fortes dos melhores de sempre no género, como é o caso.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ser grande fã do "Good Will Hunting" percebo claramente a escolha, bem como as restantes duas. Desconhecia o filme Enemy Mine. E não sei como nem sequer me passou pela cabeça o Walt Disney, grande escolha!

    CUmprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  5. FREDERICO DANIEL, Também gostei muito.

    JOHNNY KINO, Igualmente e obrigado nós. Antes de mais nunca vi nenhum filme teu referenciado, pelo que não me posso adiantar grande coisa. Gostei, apesar disso, das justificações, revelam bom senso. Então a escolha de Walt Disney é das melhores que por aqui passaram, tremendamente certeira e adequada para os objectivos da iniciativa.

    ROBERTO SIMÕES, Obrigado nós pela participação, e, desde já, sabendo da tua pouca disponibilidade. A resposta ao desafio é já ela a prova viva do teu interesse e apoio por este blogue, e pela iniciativa em particular. Gosto de pensar que algo te prende a este espaço, mas nem por isso essa prisão deva ser obrigatória, antes uma fonte de inspiração e, quem sabe, de repositório de memórias. Sente-te sempre à vontade, como sei que te sentes, para vir aqui e debater cinema. A seu ritmo e sem pressas e conforme o tempo e o prazer assim te permitem.

    Quanto às escolhas, nada a dizer, é bem visível a amizade nelas, de resto como bem referes nas boas justificações que dás. Como bem sabes, identifico-me bastante no que ao Senhor dos Anéis diz respeito. Depois os outros filmes e a escolha pelo John Ford são também muito acertadas e muito ao meu gosto, sobretudo a do realizador.

    O NARRADOR SUBJECTIVO, Também acho esse facto curioso. A guerra por estes lados não tem exercido grande efeito :) A escolha pelo Good Will Hunting e pelo Saving Private Ryan são muito boas, de acordo.

    RAFAEL SANTOS, Grande escolha não é?! Walt Disney foi um grande senhor para a sétima arte. Também não conhecia sequer o Enemy Mine.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Estou 100% de acordo com as escolhas de filmes do Roberto "Cineroad" Simões, pois revejo-te plenamente nos 3 filmes.

    Do participante seguinte, tenho a destacar que fez, até ao momento para mim, uma das melhores escolhas do realizador para o tema. A obra de Walt Disney é um exemplo perfeito. E nunca me passou sequer pela cabeça...

    ResponderEliminar
  7. ARM PAULO FER, Estou igualmente de acordo com as escolhas do Roberto, tal como estou também em sintonia com a escolha de Walt Disney - genial!

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.