20.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (19)

As escolhas de:
Ricardo Lisboa, do blogue sem fôlego e do site À pala de Walsh

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
Rio Bravo (1959)
Howard Hawks

Xavier (1992)
Manuel Mozos

Wendy and Lucy (2008)
Wendy & Lucy, Kelly Reichardt

O realizador que melhor retrata a Amizade:
Jacques Tati (1907–1982)
"I'm a comedian because I observe the world with a critical sense, but always with love."

As escolhas de:
João Bastos, do blogue Revolta da Pipoca 2

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
I Vitelloni (1953)
Os Inúteis, Federico Fellini

Stand by Me (1986)
Conta Comigo, Rob Reiner

My Girl (1991)
O Meu Primeiro Beijo, Howard Zieff

O realizador que melhor filma a Amizade:
Steven Spielberg
"I've discovered I've got this preoccupation with ordinary people pursued by large forces."

Obrigado, Ricardo e João, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

7 comentários:

  1. Desta lista apenas me identifico com Steven Spielberg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que devias abrir um bocadinho mais os horizontes, Frederico..

      Eliminar
  2. excelentes escolhas de ambas as partes. Os filmes de Hawks, Tati e Fellini são obrigatórios :)

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Saudações cinéfilas a ambos os convidados.
    Nunca vi o Vitelloni e nem o Xavier mas tendo sempre tanta coisa para ver... pode ser que um dia passe na Tv, nunca se sabe. Aliás, o resultado desta iniciativa dava bem para alimentar umas semanitas da RTP2 no 5 Noites 5 Filmes... e ainda ficávamos todos bem servidos.

    Desta vez faço um pequeno aparte: uma coisa que na minha lista tive preocupação (ver a edição 14) foi evitar escolher filmes onde a amizade se possa misturar com o amor. Noto que, ao longo da iniciativa, há filmes que colocam isso em perspectiva também... mas ok.

    Quanto aos realizadores, Spielberg é obviamente bem escolhido para o tema e o mesmo me parece o Jacques Tati (mas acho que só vi mesmo um filme inteiro do realizador, mais a animação póstuma que o Chomet concretizou, pelo que me parece uma escolha correcta).

    Gostei bastante de ver surgir por aqui o "Wendy And Lucy", que é um filme que cada vez que o revejo, encontro nele mais valor. O filme tem mais valor do que realmente parece ter. E sim, as provas de amizade abundam (rodeadas de pena, miséria, e de impasse da situação) mas é especialmente da protagonista com a sua cadela que a maior prova de amizade se dá, escolhendo ela ficar com o prejuizo existencial. Aproveito ainda para dizer que a Michelle Williams é uma grande actriz.

    ResponderEliminar
  4. FREDERICO DANIEL, Identifico-me com o Rio Bravo e a escolha de Tati da primeira lista, e da segunda com o Stand by Me e Spielberg, sendo que ainda me faltam ver alguns dos filmes aqui referenciados.

    ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, São com certeza. Todos eles grandes cineastas e escolhas maia que apropriadas para esta iniciativa.

    ARM PAULO FER, Ahah bem que dava para várias semanas com a quantidade de filmes já abordados por aqui. Há diversas formas de relacionar a Amizade com outros valores, no fundo, para a fazer sobressair, seja com o amor, seja com o companheirismo, a morte, a fraternidade ou a própria liberdade por exemplo. Gosto sempre de ver, por outro lado, Spielberg e Tati referenciados, cineastas que à sua maneira evidenciaram extremos valores humanos nos seus filmes. Nunca vi Wendy and Lucy, mais um que vai para a já vasta lista de recomendações.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  5. muito obrigado pelo convite... as escolhas foram dificeis mas as razoes sao simples... My Girl é dos meus filmes favoritos... o desempenho da Anna Chlumsky é excelente, nomeadamente ao lidar com a morte... a relaçao de amizade entre ela e o personagem do Macalay Culkin é tão pura e "naïve" que acho que é daquelas amizades onde nada se coloca em causa (a nao ser a morte)..

    O Stand by me é obvio... ja muitos o escolheram...

    O I viteloni foi mais complicado... Foi mais por ser o primeiro filme que vi do Fellini e por ter a amizade como motor....

    A escolha do Spielberg é obvia... quem me conhece sabe a minha admiraçao por ele... E refletir os ideais da amizade é com ele, seja como realizador ou produtor

    ResponderEliminar
  6. JOÃO BASTOS, Obrigado nós pela participação. O desafio apesar de, aparentemente, fácil, era exigente e por demais abrangente, daí que as escolhas se têm revelado muito pessoais. Das tuas, destaco o Stand by Me, o único que vi, sendo que o filme do Fellini é para ver brevemente. E Spielberg é sempre bem escolhido :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.