19.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (18)

As escolhas de:
David Martins, do blogue CINE 31

Os 3 filmes que melhor exprimem a Amizade:
E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
E.T. - O Extra-Terrestre, Steven Spielberg

A Viagem de Chihiro, Hayao Miyazaki

The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)
O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei, Peter Jackson

O melhor realizador a explorar a Amizade:
Steven Spielberg
"There is a fine line between censorship and good taste and moral responsibility."

As escolhas de:
Rodrigo Marques, do blogue Stuff & Tal - Movies Reviews e do site Magazine.HD

Os 3 filmes que melhor reproduzem a Amizade:
Star Trek (2009)
J.J. Abrams

Intouchables (2011)
Amigos Improváveis, Olivier Nakache e Eric Toledano

The Perks of Being a Wallflower (2012)
As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

O realizador que melhor define a Amizade:
J.J. Abrams
"The most exciting thing for me is crossing that bridge between something we know is real and something that is extraordinary."

Obrigado, David e Rodrigo, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

6 comentários:

  1. Concordo com ambas as escolhas, apesar das do Rodrigo só ter visto um e de gostar muito do realizador.

    ResponderEliminar
  2. Das escolhas do Rodrigo só vi o Star Trek, e concordo. Nesta nova versão achei interessante o enfoque precisamente na amizade conturbada entre o Kirk e o Spock, que não sei como era abordada na série original, mas o que interessa é que funciona!
    Sobre as minhas escolhas, já volto cá mais tarde para as "defender" :)

    ResponderEliminar
  3. Um filme que não conheço em cada lista. The Perks of Being a Wallflower e Spirited Away. Exceptuando esses encontro-me ligado às escolhas. Senhor dos Anéis foi um filme que quando pensei na minha lista nem me veio à cabeça, mas realmente é um dos mais adequados a este tema. Excelentes escolhas :)

    ResponderEliminar
  4. Outras duas listas com novas adições de títulos que ainda não tinha visto por aqui:
    faz pleno sentido ver aqui o Star Trek (do JJ Abrams), pois toda aquela tripulação estabelece laços de amizade, sobretudo Kirk e Spock.

    O Spirited Away é, deste lote de 6 propostas, o único que nunca vi e do ET nada a dizer por ser até descaradamente acertado (tal como o realizador).
    Fico ainda duplamente muito satisfeito de ver por aqui um dos Lord Of The Rings para este tema, que concordo plenamente, tal como o francês Intouchables que é perfeito para o tema. Duplamente por também terem sido ambos escolhas minhas para a minha proposta ao tema da Amizade.

    Sobressai ainda o The Perks Of Being a Wallflower, que sim, concordo para o tema apesar de neste filme se abordar o coming-of-age também andam por lá as hormonas a fazer uns gostarem de outros e tal... e é um filme indie magnifico. (E é sempre bonito ver filmes independentes serem referenciados nestas andanças.)

    Well done, guys!

    ResponderEliminar
  5. Como prometido, uma breve justificação das minhas escolhas:

    E.T. o Extraterrestre foi uma escolha óbvia, documentada pela quantidade de colegas bloggers que o escolheram para esta iniciativa. Pouco mais hà a dizer da amizade impossivel entre um jovem humano e um extraterrestre em necessidade, uma metáfora contra o racismo, o medo do desconhecido.
    Em "A Viagem de Chihiro", é o elemento humano o 'extraterrestre', perdida num mundo estranho, que apenas graças à amizade, Chihiro sobrevive ao crescimento forçado, enquanto busca um modo de regresso ao mundo moderno.
    A imagem que ilustra o "Regresso do Rei" é perfeita porque foi a primeira sequência que me veio à cabeça, enquanto escolhia filmes para esta iniciativa. Retrata a amizade, na vertente do sacrificio, de Frodo a carregar o peso psicológico da tentação de poder do anel e Sam a carregar fisicamente o amigo e as esperanças da Terra Média.

    E Spielberg, bem, além do citado ET, tem ao longo da sua filmografia (incluindo os fimes que produziu) abordado famílias disfuncionais, e temas de perda de inocência/crescimento, e por extensão a amizade em locais ou situações inusitadas, seja num parque com Dinossauros, um campo de prisioneiros, etc.

    Mais uma vez,obrigado pelo convite para participar na iniciativa!

    ResponderEliminar
  6. FREDERICO DANIEL, Também concordo, embora me identifique mais com as escolhas do David.

    CINE31, Belas justificações, nada a dizer. Revejo-me bastante no que dizes em relação ao E.T. e ao Senhor dos Anéis, não fossem eles filmes da minha infância ou da minha mais profunda estima. Quanto à Viagem de Chihiro também, e é curioso esse lado mistificado ou humano que a amizade também pode ter e suportar. E é sempre um prazer a vossa colaboração. Obrigado nós.

    EDUARDO RODRIGUES, Aconselho vivamente o Spirited Away então. Estão aqui algumas excelentes escolhas, não todas, na minha opinião, apesar de tudo.

    ARM PAULO FER, O Star Trek também me parece muito bem encaixado aqui nesta iniciativa. Não me lembraria dele, mas foi bem lembrado, sem dúvida. De resto, aconselho o Spirited Away, e concordo com o que dizes relativamente ao E.T. e Spielberg, assim como ao The Perks Of Being a Wallflower e ao Senhor dos Anéis.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.