17.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (16)

As escolhas de:
João Palhares, do blogue Cine Resort

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
Giù la Testa (1971)
Aguenta-te, Canalha, Sergio Leone

Céline et Julie Vont en Bateau (1974)
Jacques Rivette

The Sunchaser (1996)
Espírito do Sol, Michael Cimino

O realizador que melhor retrata a Amizade:
Howard Hawks (1896–1977)
"A good movie is three good scenes and no bad scenes."

As escolhas de:
Gabriel Martins, do blogue Alternative Prison e do site TV Dependente

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
Midnight Cowboy (1969)
O Cowboy da Meia-Noite, John Schlesinger

E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
E.T. - O Extra-Terrestre, Steven Spielberg

Dead Poets Society (1989)
O Clube dos Poetas Mortos, Peter Weir

O realizador que melhor filma a Amizade:
Steven Spielberg
"I think every film I make that puts characters in jeopardy is me purging my own fears, sadly only to re-engage with them shortly after the release of the picture. I'll never make enough films to purge them all."

Obrigado, João e Gabriel, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

8 comentários:

  1. Antes de mais queria agradecer ao Jorge e ao Pedro pelo convite. As minhas escolhas estão muito bem acompanhadas das do José Palhares um blogger que gosto muito de ler.

    Em relação às minhas. Começo pela escolha do realizador, pensava que tinha de ser um dos filmes escolhidos e dentro desses acabei por escolher o Spielberg pela facilidade em encontrar citações suas adequadas. De qualquer das formas é um escolha que me parece lógica se tivermos em conta a sua vasta filmografia.

    Agora olhando novamente para a lista reparo que devia ter saído dos USA, para ser um pouco mais eclética, não reparei nisso, quis abordar diferentes fases da amizade, na infância (E.T.), adolescência (Dead poet society) e idade adulta (Midnight cowboy) e se houvessem mais continuaria até à morte.

    O clube dos poetas parece-me uma escolha mto completa no sentido que aborda a irmandade entre um grupo, focando-se em dois indívudos em particular e aborda tb a relação de amizade entre mento e discípulo.

    Na altura não me lembrei que o ET seria muito escolhido, caso contrário teria posto o Terminator 2 (que muito me custou deixar de lado) porque acho que era de valor salientar a amizade entre homem e máquina :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, obrigado ao Pedro e ao Jorge pelo convite.
    Os filmes que escolhi são sobre a amizade (e não só) entre um revolucionário e um ladrão - Giú la Testa -, duas jovens de Paris - Céline et Julie -, e um médico e um delinquente - The Sunchaser. Ao princípio só conseguia pensar em filmes do Hawks para a lista, e qualquer um desses filmes podia entrar aqui, mas depois pensei melhor e pus estes, e que também podiam ser outros. Assim de repente, vêm-me mais do Leone e do Cimino à cabeça, sei lá, o Amici Miei do Monicelli. Mas queria que fossem filmes que acompanhassem o processo todo e que de alguma forma me tivessem inspirado a mim e às minhas próprias amizades. A amizade, no fundo, é uma força maior que ideologias, que classes, e que nos ajuda a conhecer melhor (e passado muito tempo, até de cor) os outros, até ser possível mesmo trocar de papéis, como acontece no filme do Rivette. É para o que cá estamos. Haja quem nos vá lembrando disso.
    Já ando para ver o Midnight Cowboy há algum tempo mas ainda não aconteceu. Se calhar vai ser desta.

    ResponderEliminar
  3. FREDERICO DANIEL, Mais uma vez, totalmente de acordo.

    LOOT, Ora essa, obrigado nós. Os filmes podem ter sido todos do mesmo país, mas que reflectem, sem excepção, a Amizade lá isso é inegável. Por outro lado, reflectem um gosto e uma posição pessoal, e isso é tão ou mais importante que tudo o resto. Das escolhas, nada a dizer, assim como da escolha alternativa (Terminator 2) :).

    JOÃO PALHARES, De nada. Obrigado nós. Sim, às tantas quando falamos de Amizade, estaremos a enveredar por outros caminhos, implícitos ou não, daí que, para cada um, as escolhas possam ser diferentes, dependendo das vivências, do desenvolvimento e das experiências alcançadas. Acho que interpretas-te muito bem o pretendido, sendo que adoro a escolha do Giú la Testa. Os restante ainda não vi. E Hawks é mais que apropriado para o tema, é, certamente, um dos nomes mais certeiros no que às relações entre personagens diz respeito.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  4. Estou admirado como ainda não tinha surgido o Dead Poets Society :) Fiquei bastante curioso para ver os filmes da primeira lista, cuja existência desconhecia por completo.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
  5. RAFAEL SANTOS, Aconselho o único que vi da primeira lista - o Giú la Testa, mais um grande filme do mestre Leone.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Da primeira lista não conheço as propostas.
    Da segunda vaga de sugestões, gostei de ver referenciado o "Dead Poet Society" por aqui (um belo filme, mesmo que seja mais sobre orientação/inspiração jovem não deixa de ser um caso de extrema amizade pelo professor), sendo que o ET e o Spielberg são dos mais consensuais nesta iniciativa.

    ResponderEliminar
  7. ARM PAULO FER, Tal como ao Rafael, também te aconselho o Giù la Testa. De resto, de acordo e o ET começa a ser presença mais que assídua, de facto.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.