14.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (13)

As escolhas de:
Rafael Santos, do blogue Memento mori

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
The Wizard of Oz (1939)
O Feiticeiro de Oz, Victor Fleming

Nuovo Cinema Paradiso (1988)
Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore

4 Months, 3 Weeks and 2 Days (4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile) (2007)
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, Cristian Mungiu

O realizador que melhor retrata a Amizade:
Steven Spielberg
"I interpret my dreams one way and make a movie out of them and people see my movies and make them part of their dreams."

As escolhas de:
Andreia Mandim, do blogue Cinema’s Challenge

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
E.T. - O Extra-Terrestre, Steven Spielberg

Stand by Me (1986)
Conta Comigo, Rob Reiner

Thelma & Louise (1991)
Ridley Scott

O realizador que melhor filma a Amizade:
Rob Reiner
"I know how sobering and exhausting parenthood is. But the reality is that our children`s future depends on us as parents. Because we know that the first years truly last forever."

Obrigado, Rafael e Andreia, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

7 comentários:

  1. Boas escolhas e mais 2 blogs que eu não conhecia :)

    ResponderEliminar
  2. Boas escolhas de ambos. Identifico-me bastante com as do Rafael Santos, apesar de me faltar ver o 4 Months, 3 Weeks and 2 Days. O Cinema Paraíso é um dos "filmes da minha vida" e, tanto este como O Feiticeiro de Oz, espelham a amizade na sua forma mais pura.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Dois grandes realizadores e dois dos meus favoritos. O tema esse, está bem presente ao longo de ambas as carreiras!
    Quanto aos filmes foram boas escolhas, estando aqui alguns dos clássicos da sétima arte e com os quais, julgo, todos nos identificamos.

    Cumprimentos
    Paulo Saraiva

    ResponderEliminar
  4. Foi com prazer que dei o meu contributo a esta iniciativa. Tenho acompanhado assiduamente e tem sido interessante ver como um tema que a todos nos diz algo, é capaz de originar escolhas tão interessantes e díspares. E tem servido para me dar a conhecer muitos filmes e blogues que desconhecia. Obrigado pelo convite.

    Agora no que toca às minhas escolhas:

    Quando pensei no tema amizade veio-me logo à mente o filme "Nuovo Cinema Paradiso". E depois disso fui assaltado por um bloqueio e pensei que afinal de contas era um tema um pouco fechado. Numa fase seguinte criei uma lista enorme de possíveis escolhas e foi difícil escolher apenas três. Muitas importantes ficaram de lado, tais como o Nostalghia, The Green Mile, Dear Frankie, Aladdin, etc etc.

    - Nuovo Cinema Paradiso: Para mim talvez a escolha mais óbvia. É um dos meus filmes predilectos e, a meu ver, um dos que melhor atinge a perfeição. Mas no que toca a amizade, integra uma que se caracteriza como sendo pura, sincera e altruísta. O elo de ligação entre Salvatore e Alfredo tem como pano de fundo a própria essência do cinema. Alfredo foi como o ser exemplar que moldou a própria existência do seu discípulo. A certa altura decidiu afastá-lo mas em prol de um bem maior. Apesar de todas as mulheres que passaram pela vida de Salvatore, a relação que empreendeu com o projeccionista acabou por ser a mais significativa da sua vida. Ensinou-lhe a viver a grande paixão que era o cinema e ensinou-lhe a "estar" na vida.

    - The Wizard of Oz: Depois da minha memória limar umas quantas arestas, acabou também por ser uma escolha bastante óbvia. Tal como o anterior, é um dos filmes mais importantes da minha vida e que melhor ilustra o tema em questão. Seja na quinta ou em Oz, o mundo a cores de Dorothy, a amizade anda sempre de mão dada. O espantalho, o homem de lata, o leão ou até mesmo Toto. Todos eles se prestam a abrir caminho de forma a facilitar o percurso de Dorothy.

    - 4 Months, 3 Weeks and 2 Days: Talvez a escolha menos óbvia, entre as destacadas. Decidi escolher este fabuloso filme pela sua atitude tão dura perante a amizade. O sentimento da amizade não se espelha apenas em momentos felizes, passeios, novidades trocadas, etc. Espelha-se também em temas um tanto ou quanto sensíveis, sendo neste caso em concreto o aborto. Duas colegas numa universidade na Roménia que partilham um acto que apenas diz respeito a uma delas. Podem não ter crescido juntas e até podem ter-se conhecido naquele mesmo ano em questão. Mas o facto de estarem presentes uma para a outra naquele processo é algo de significativo para o resto das suas vidas. Um momento difícil na vida de Gabita que provavelmente não seria ultrapassado sem a ajuda de Otilia. Otilia ultrapassa os seus próprios limites para a ajudar. E daí ter escolhido este filme, por ser uma abordagem mais adulta a um tema tão universal como a amizade.

    - Agora no que toca ao realizador, escolhi o Steven Spielberg não por ser um fã acérrimo da sua filmografia, mas por achar que na mesma se encontram grandes exemplos que espelham a amizade. E.T., o filme já muito abordado nesta iniciativa, War Horse, A.I., Saving Private Ryan, sendo que este último talvez espelhe um pouco mais o companheirismo. No fundo escolhi-o por apresentar uma linha consistente no que toca a difundir a amizade.

    E vou-me "calar" que já me alarguei demasiado...

    ResponderEliminar
  5. O Nuovo Cinema Paradiso é o filme da minha vida, forcei-me a não o escolher, pois tenho a mania de o colocar em tudo o que digo ou faço. Ainda bem que o vejo aparecer. :)

    ResponderEliminar
  6. FREDERICO DANIEL, Também, bastante até.

    ANA S., São duas boas selecções, de dois blogues que recomendo.

    INÊS MOREIRA SANTOS, Também me identifico mais com as escolhas do Rafael, muito por culpa do Feiticeiro de Oz e do Cinema Paraíso. De qualquer modo ambas as listas são boas, nada a dizer.

    C7NE, Sim é difícil não concordarmos com os filmes escolhidos, assim como os realizadores referenciados, pelo que estou totalmente de acordo contigo.

    RAFAEL SANTOS, De nada, e obrigado nós. O tema foi escolhido precisamente por isso, pela sua ambiguidade e pessoalidade, digamos. De resto, concordo com tudo o que dizes, seja em relação aos filmes (tinhas ali outras grandes sugestões para incluíres), seja em relação ao realizador - Spielberg é, de facto, um cineasta muito ligado à Amizade, e aos seus valores implícitos.

    AJANELA ENCANTADA, Por acaso esse facto também me assola de vez em quando - a inclusão de um ou outro filme acaba por ser sempre repetida seja ele qual for o desafio. Mas à parte disto, o Cinema Paraíso é um grande filme e um daqueles que se encaixa perfeitamente na iniciativa.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.