9.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (10)

As escolhas de:
Letícia Pereira, do blogue Crítica Retrô

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
Gentlemen Prefer Blondes (1953)
Os Homens Preferem as Loiras, Howard Hawks

Ferris Bueller's Day Off (1986)
O Rei dos Gazeteiros, John Hughes

After Thomas (2006)
Simon Shore

O realizador que melhor retrata a Amizade:
Charles Chaplin (1889–1977)
"I like friends as I like music, when I am in the mood. To help a friend in need is easy, but to give him your time is not always opportune."

As escolhas de:
David Furtado, do blogue Wand'rin' Star

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
Midnight Cowboy (1969)
O Cowboy da Meia-Noite, John Schlesinger

Husbands (1970)
Maridos, John Cassavetes

Thunderbolt and Lightfoot (1974)
A Última Golpada, Michael Cimino

O realizador que melhor filma a Amizade:
John Cassavetes (1929–1989)
"As an artist, I feel that we must try many things - but above all we must dare to fail."

Obrigado, Letícia e David, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

8 comentários:

  1. Obrigado pelo convite. Já vi aqui tantas boas escolhas, como o Cinema Paradiso, por exemplo, do qual não me lembrei. Isto acaba por nos interessar por filmes que não vimos, realizadores que conhecemos mal, e dá vontade de rever algumas obras. Se alguém comentar, depois desenvolvo as minhas escolhas. Por agora, digo rapidamente que:

    John Cassavetes desenvolve e retrata, com uma espontaneidade invejável, a amizade, até porque ele trabalhava com amigos (Peter Falk, Ben Gazzara, etc.) ou com a esposa Gena Rowlands. Segundo Scorsese, ele insistia em divertir-se enquanto filmava e em aprender ao fazer um filme. Havia muita cumplicidade nos sets dos seus filmes. Por isso, a escolha. De certa maneira, amizade nos bastidores e no ecrã. Mas acho, ainda assim, que John Cassavetes se interessava (como ele próprio sempre disse) pelo amor e os relacionamentos entre as pessoas, o que também inclui... a amizade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Lá está... a Letícia escolheu Ferris Bueller's Day Off... e Chaplin. Como não me lembrei disso, eu que vi o Ferris Bueller três vezes no cinema?... "The Kid", por outro lado, (O Garoto de Charlot) seria outro belo filme para incluir aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por ler minhas escolhas, David! De fato, "The Kid" simboliza bem uma amizade, e Chaplin tinha ele mesmo muitos amigos e sabia criar esse clima de amizade em seus filmes. Sua relação com Douglas Fairbanks é uma das mais belas amizades da história do cinema.
      Abraços!

      Eliminar
  3. Não me identifico muito com estas escolhas, mas queria ver se via "O Rei dos Gazeteiros".

    ResponderEliminar
  4. De nada, Letícia. Prestei atenção a praticamente todas, e as suas contrastam, porque Chaplin pouco tem a ver com Ferris Bueller's Day Off, mas acabam por ser duas visões do mesmo tema. Chaplin era um homem complicado, mas era um génio, e a amizade que refere com Douglas Fairbanks (pelo que vi no filme biográfico "Chaplin") pareceu-me autêntica. Abraço!

    ResponderEliminar
  5. DAVID FURTADO, Dá vontade de rever alguns filmes, sem dúvida. Estas iniciativas também se fazem por isso, para além de, como é óbvio, dar a conhecer, aliciando, para novos filmes. Conheço pouco de Cassavetes, cineasta que me irei debruçar brevemente. Mas boa reflexão, a propósito.

    Por acaso também achei que houvesse um contraste evidente nas escolhas da Letícia, o que, seguramente, é interessante de analisar.

    LÊ, Chaplin e o seu The Kid seriam excelentes escolhas, de acordo. Identifico-me, nas tuas escolhas e do que vi, principalmente com essa opção por Charles Chaplin.

    FREDERICO DANIEL, Como disse, do que vi, até que me identifico. Mas daqui ainda tenho muito por descobrir, sobretudo das escolhas do David.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Estive a ver as outras escolhas e a ler alguns dos comentários. Realmente, acabou por juntar opiniões díspares mas coerentes. Não vi nada que possa "questionar", até porque isto é uma questão de gosto.

    Um facto que me surpreendeu, mas não surpreende muito, se pensarmos um pouco, foi Spielberg. É certo que retrata a amizade. Faz isto é de um modo dirigido às famílias, piscando o olho à socapa. Não é necessariamente mau, mas é ultra-mainstream e pouco personalizado, longe de Chaplin ou Tornatore. Este último, alterou o fim de Cinema Paradiso, pois queria declarar o "fim do cinema". Não o censuro por ter cedido ao aspeto comercial desse filme, que é excelente. De resto, já anotei uns 10 que pretendo ver. Novamente, parabéns.

    ResponderEliminar
  7. DAVID FURTADO, Obrigado. Também acho que Spielberg incute amizade, mas de um modo mais familiar, mais paternalista, e não tanto existencialista e, por isso, essencial. De qualquer modo será sempre um nome a reter aqui, creio, até pelo sucesso nesta iniciativa.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.