27.1.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (1)

As escolhas de:
Berto Carvalho, do blogue PixelHunt

Os 3 melhores filmes sobre a Amizade:
The Goonies (1985)
Os Goonies, Richard Donner

O Meu Vizinho Totoro, Hayao Miyazaki

The Iron Giant (1999)
O Gigante de Ferro, Brad Bird

O realizador que melhor retrata a Amizade:
Hayao Miyazaki
"Even in the middle of hatred and killings, there are things worth living for. A wonderful meeting, or a beautiful thing can exist."

As escolhas de:
Luís Ferraz, do blogue Improviso Ensaiado

Os 3 filmes que melhor reflectem a Amizade:
Aniki Bóbó (1942)
Manoel de Oliveira

The Breakfast Club (1985)
O Clube, John Hughes

Ghost Dog: The Way of the Samurai (1999)
Ghost Dog - O Método do Samurai, Jim Jarmusch

O realizador que melhor filma a Amizade:
Tim Burton
"I believe fairy tales have some sort of psychological foundation that makes that possible."

Obrigado, Berto e Luís, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

11 comentários:

  1. Antes de mais, não conhecia o PixelHunt, mas gostei.

    Quanto às escolhas, os filmes do Miyazaki são muito apropriados e nem acredito que me esqueci do John Hughes!

    ResponderEliminar
  2. Queria agradecer aos responsáveis pelo Caminho Largo por esta oportunidade, é sempre muito agradável quando há estas colaborações entre blogs.

    Em relação às minhas escolhas tentei abranger os diferentes tipos de amizades que uma pessoa vive, especialmente na infância. O grupo de amigos de verão representado pelos Goonies, os animais de estimação representado pelo Totoro (se bem que seja um animal fictício claro :D) e finalmente outra que fosse mais material, todos nós em crianças tivemos amigos que fossem imaginários ou brinquedos.

    Admito que deixei de parte as amizades que surgem mais tarde na nossa vida, mas muitas vezes as mais memoráveis são as que temos em criança, mesmo que tivessem durado pouco tempo.

    ResponderEliminar
  3. Ambas as colectâneas de escolhas são interessantes. O "The Iron Giant" é realmente um óptimo filme, dentro e fora desse tema :)

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento Mori

    ResponderEliminar
  4. Já me falaram mto bem do Iron Giant que nunca vi. Há uma série de formas de explorar a amizade, diferentes tipos e diferentes idades, identifico-me com as palavras do pixel, pois não havia espaço em três filmes para mostrarmos tudo. Gostei da abordagem e das escolhas.

    É curioso como há tantos que nos esquecemos, tb eu não me lembrei do Breakfest club.

    ResponderEliminar
  5. O conjunto de escolhas aqui colocados dependem muito do ponto de vista de cada bloguista e do conceito que eles têm de amizade. Penso que foram boas escolhas (cheguei a pensar nos Goonies e no Breakfast Club)e cada uma á sua maneira falam da amizade. Parabéns Berto e Luís!

    ResponderEliminar
  6. As sugestões do blog Pixelhunt, são muito atractivas mas ou não vi os filmes recomendados ou já não retenho nada deles (os Goonies vi há décadas e entretanto nunca mais o revi mas este).

    A segunda lista conheço-os todos e concordo como belas propostas para este tema.

    No caso dos realizadores, as escolhas dos dois participantes, tal como a que apresentarei, são sempre muito subjectivas e falíveis (sobretudo a minha) mas acho que ambos encaixam sim no espirito do que é pedido pelos manos deste espaço.

    Well done, guys!

    ResponderEliminar
  7. O NARRADOR SUBJECTIVO, Os filmes de Miyazaki são, pois, mais do que apropriados, verdadeiros exemplos.

    PIXELHUNT, O agradecimento é todo nosso pela participação. A abordagem que fizeste foi muito boa, selectiva de uma vertente da amizade, é verdade e tal como referes, mas tão importante e tão marcante que acaba por ser talvez das fases da nossa vida a que mais influencia na construção e definição deste e doutros conceitos. No geral, identifico-me com os filmes e o realizador, não deixando de referir Miyazaki e o seu My Neighbor Totoro como a Referência desta selecção.

    MEMENTO MORI, As duas listas são interessantes, sobretudo, pelo confronto de duas vertentes dentro do tema em causa, daí a pertinência do frente a frente, digamos. O The Iron Giant é um grande filme, uma autêntica pérola da animação. Também concordo com esta escolha.

    LOOT, Aconselho vivamente o The Iron Giant então. De resto, a iniciativa sempre pretendeu, e pretende, ser abrangente, algo difusa e propícia a diversas interpretações, não fosse recairmos sempre em 5 ou 6 títulos que todos reconhecemos. O objectivo, dentre outros, é acima de tudo motivar o debate e o pensamento sobre a Amizade no Cinema, a forma como um tema tão humano e universal pode ser abordado na arte, aqui especificamente segundo as linguagens da sétima arte e segunda a sua própria evolução.

    TÂNIA MILHEIRO, Dependerá sempre de cada um, pois claro, e do modo como se investiu e se reflectiu sobre as escolhas. Podemos nos esquecer de determinado filme ou realizador, mas o mais importante será sempre o pensamento que se teve sobre a questão e sobre o cinema associado. Penso que isso foi atingido, invariavelmente, tendo em conta as diferentes e actuais formas de estar e de vivenciar a arte de cada um.

    ARM PAULO FER, O The Goonies é um filme que, não concordando totalmente, percebo e em parte identifico-me, seja por questões nostálgicas, seja por retratar efectivamente a Amizade e o companheirismo. Da segunda lista, e não tendo ainda visto dois deles, parecem-me boas sugestões que se enquadram no tema e na iniciativa, um pouco pelo que já li. Por outro lado, as escolhas serão sempre subjectivas, e falíveis por isso. Nada que não se esperasse, aliás esse foi e é um dos objectivos - demonstrar a variedade de interpretações sob um tema mais ou menos abrangente, mas não menos importante.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  8. Viva, sou o Luis, autor da segunda selecção de filmes aqui apresentada.
    Procurei sobretudo variedade, isto é que os filmes fossem mais do que bons exemplos de amizade, mas conceitos completamente diferentes e de gerações diferentes.
    Inicialmente procurei encontrar um filme sobre amizade no cinema português, por isso escolhi Manoel de Oliveira e acho que desta geração, mesmo lá fora, não ia encontrar um exemplo tão bom sobre amizade como este filme, mas pronto este argumento dá pano para muitas mangas.
    The Breakfast Club foi uma escolha para mim bastante óbvia, acho que não me iria perdoar se não o escolhesse, já que foi um filme que vi repetidamente na minha adolescência e que por aí me acompanhou.
    Ghost Dog, tive que reflectir um bocado antes de escrever este nome, quem já viu o filme acho que me entende um pouco e dos três é talvez a escolha mais "polémica", já que a amizade é para este personagem mais do que um valor, é um modo de vida.

    Espero que tenham gostado das minhas escolhas e das do Berto (porque de facto são grandes escolhas), um muito obrigado ao Caminho Largo pelo convite, e quem ainda não viu nenhum destes seis filmes, apelo a que vejo porque são de facto muito bons filmes.
    Cumprimentos, Luis Ferraz
    Improviso Ensaiado

    ResponderEliminar
  9. Concordo, tenho é de ainda ver alguns.
    Mas destaco Tim Burton, um dos meus realizadores preferidos,

    ResponderEliminar
  10. THE GREY CLOWN, Explicaste muito bem as tuas escolhas, por sinal bastante coerentes e justas segundo os teus argumentos. E obrigado nós pela participação.

    FREDERICO DANIEL, Tim Burton é um nome incontornável das últimas décadas no que à fantasia e criação de universos muito próprios diz respeito. Daí que não me admire a admiração que se terá por ele, no entanto e pessoalmente, não me identifico lá muito.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois :D
      Eu identifico-me muito, desde que vi "Beetle Juice" quando era ainda uma criança.

      Eliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.