25.11.12

1 Tema, 3 Filmes (2)

Racismo

The Birth of a Nation (1915)
O Nascimento de Uma Nação, D.W. Griffith

To Kill a Mockingbird (1962)
Na Sombra e no Silêncio, Robert Mulligan

The Color Purple (1985)
A Cor Púrpura, Steven Spielberg

por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

7 comentários:

  1. continuo a achar que American History X é o exemplo máximo para a temática em causa

    ResponderEliminar
  2. O exemplo máximo é o filme do Griffith, e com isto lembrei-me que tenho de o rever um dia destes. O do Mulligan não conheço, mais um para ver eheh. Parabéns pelo blog, comento pouco mas vou acompanhando quando posso :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. SOFIA SANTOS, O American History X não esteve longe de entrar, mas por uma questão de coerência e maior inter-relação entre os três escolhidos para a selecção, preferimos estes. O que não quer dizer que não entre futuramente neste ou noutro contexto, quem sabe. Apesar disso, não considero, de todo, o exemplo máximo sobre o racismo, há tantos filmes elegíveis (e por descobrir) debruçados sobre o tema, que escolher apenas um, é sempre muito complicado.

    ÁLVARO MARTINS, Não sei se será o exemplo máximo, à semelhança do que disse à Sofia, mas que é um filme muito bom lá isso é verdade, sobretudo se atendermos à exploração que faz com este tema. Depois é um Griffith e por isso tem tanto mais a ensinar quanto a transmitir os alicerces de toda a linguagem do Cinema.

    Se ainda não viste o filme do Mulligan (que confesso até me surpreende :)) aconselho vivamente. Penso que vais gostar. E obrigado pelo elogio, contamos sempre com a tua presença, mesmo que mais discreta, sendo que foste uma das principais inspirações para o blogue.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  4. olá Jorge... "exemplo máximo - para mim" (faltou esse detalhe) :)

    ResponderEliminar
  5. SOFIA SANTOS, claro claro, nem estava propriamente a derivar para outros lados mais unânimes ou mais seguros (fiz mais isso no comentário ao Álvaro). Conhecendo-te, estava a referir-me mais ao nível pessoal, de identificação, e aí continuo a dizer, não me é fácil destacar apenas um filme sobre este tema, tal como outro qualquer. Mas tás no teu direito, mais que legítimo, de escolher o American History X para esse efeito. Aliás, e de resto, bom gosto :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Gosto mesmo desta vossa "rubrica"

    sem textos - é simples, clara e eficiente.

    continuem

    ResponderEliminar
  7. SOFIA SANTOS, fico contente por gostares. É sempre bom sentir um retorno positivo pelo que fazemos ou idealizamos. No caso desta rubrica, de facto, ela é simples e clara, e é esse mesmo o objectivo. É mais uma lista do que propriamente uma crónica, digamos. De resto, contamos publicá-la muitas vezes, abrangendo para isso diversos temas ou abordagens no Cinema.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.