30.9.12

5 Grandes Filmes de Terror (1)


Das Cabinet des Dr. Caligari (1920)
O Gabinete do Dr. Caligari, Robert Wiene

The Haunting (1963)
A Casa Maldita, Robert Wise

Carrie (1976)
Brian De Palma

The Fog (1980)
O Nevoeiro, John Carpenter

El Orfanato (2007)
O Orfanato, Juan Antonio Bayona

por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

13 comentários:

  1. O género terror é indiscutivelmente dos meus predilectos, e escolheste 5 grandes títulos sem dúvida. Escolher 5 é que é uma complicação para mim...

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A vossa primeira escolha é indiscutível por tudo o que representa.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Caligari (um dos filmes da minha vida), e seria o único manteria. Halloween do Carpenter teria de entrar! Mas é uma tarefa ingrata escolher 5. (as escolhas são muito boas)

    ResponderEliminar
  4. Também para mim é dos melhores géneros que há, gosto imenso do The Fog e do The Haunting :)

    ResponderEliminar
  5. É também um género que faz parte das minhas fundações. Gosto sobretudo de Carpenter mas não digo não a um slasher mais bacoco ou até a um canibalismo de origem italiana.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  6. O Caligari foi um marco, aquele ambiente, os cenários, gostei muito e suponho que o terror no cinema tenha nascido por aqui.

    Seguindo essa linha meteria também o Nosferatu. Depois mais recentes, metia algo italiano como um Suspiria ou Black Sabbath. Dentro do sci-fi, se entrar na lista, o Alien e o Thing são grandes paixões minhas.

    O Exorcista.

    enfim, escolhas não faltam, fico a aguardar por mais partes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. SARAH, Também gosto muito deste género, tão amado e com tantos fãs. Os 5 filmes até foram relativamente fáceis de escolher, dado o seu carácter obrigatório e intemporal. Por outro lado, esta selecção foi a primeira de algumas que se seguirão, daí que estamos a falar aqui não de um top, mas sim de uma lista pré-seleccionada de maior alcance, com várias partes.

    INÊS MOREIRA SANTOS, Sem dúvida. O Gabinete do Dr. Caligari é daqueles filmes transversais e um verdadeiro marco no género e no cinema em geral.

    JOÃO BASTOS, Também gosto muito do filme. A tarefa é, de facto, ingrata, mas muito estimulante e prazerosa. Os 5 filmes aqui mencionados são só o início de mais selecções. Esse que referes poderá até figurar futuramente numa delas, quem sabe :).

    O NARRADOR SUBJECTIVO, O The Fog é muitas vezes esquecido em listas ou referências dentro do género, parece-me. É um grande filme. O The Haunting é divinal, na sua forma de nos entreter e de nos aterrorizar com mecanismos narrativos e de filmagem em simultâneo e recorrentemente. Aliás, identifico-me contigo quando dizes que o Terror é dos melhores géneros que há (embora isso seja algo relativo e ambíguo), uma vez que a realização e a montagem estão mais presentes, tentando manipular-nos e influenciar-nos constantemente. E o cinema faz-se sobretudo disso.

    PEDRO PEREIRA, Fundações sólidas, então :). Partilho igualmente dessas bases. Está previsto a inclusão de todos esses sub-géneros nas próximas selecções.

    LOOT, Não sei se o terror começou especificamente aqui, mas que é um dos primeiros pilares do género disso não tenho dúvida nenhuma, de acordo. Todos os filmes que sugeres são muito bons, pelo que a maioria irá ser certamente escolhida e referenciada aqui.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  8. Belas sugestões, tenho curiosidade de vê-los há já vários anos ,mas - excepto a Carrie e o Orfanato, ambos vistos e revistos - ainda não se proporcionou...

    ResponderEliminar
  9. CINE31, Aconselho especialmente O Gabinete do Dr. Caligari, essencial. De resto, e a seu tempo, são tudo escolhas mais que obrigatórias :).

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  10. Vi o "Carrie" há uns dias e adorei, o filme mexeu comigo e faz pensar... 5*

    ResponderEliminar
  11. FREDERICO DANIEL, Ainda bem que gostaste. É um filme tremendo na sua capacidade de nos envolver e viver a sua história. Grande filme, sem dúvida.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  12. Vi recentemente o de 2013.
    "Carrie" (2013): 4*

    "Carrie" é um filme bastante bom e ofereceu-nos um desempenho bastante bom de Chloë Grace Moretz.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.