As escolhas de:
Os 3 filmes que melhor transmitem a Coragem:
The Village (2004)
A Vila, M. Night Shyamalan
Hunger (2008)
Fome, Steve McQueen
Milk (2008)
Gus Van Sant
O realizador que melhor exprime a Coragem:
Steve McQueen
"A film is an object around which you can have a debate, more so than the incident itself. It's someone's view of an incident, an advanced starting point."
As escolhas de:
e colaborador no site SciFiWorld PT
Os 3 filmes que melhor revelam a Coragem:
Donnie Darko (2001)
Richard Kelly
V for Vendetta (2005)
V de Vingança, James McTeigue
The Hobbit: An Unexpected Journey (2012)
O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, Peter Jackson
O realizador que melhor filma a Coragem:
James Cameron
"Curiosity - it's the most powerful thing you own. Imagination is a force that can actually manifest a reality."
Obrigado, Carlos, Daniela e David, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?
A coragem ( e até a falta dela) aparece de várias formas e serve de motor narrativo, na vida e no cinema.
ResponderEliminarOra cá ficam as justificações das minhas escolhas, possíveis SPOILERS:
Donnie Darko: Um jovem problemático rende-se ao "destino" e decide conscientemente sacrificar a sua vida para corrigir o Universo. A coragem de anular a sua existência para salvar a de todos os outros.
V de Vingança: Lembrei-me deste filme não por causa do protagonista em busca de vingança, mas dos cidadãos oprimidos pelo regime que graças ao exemplo de V, ganham coragem para desafiar o sistema. Demasiado optimista? Claro, mas emocionante na mesma.
Hobbit - Bilbo, pertencente a uma das espécies mais frágeis e comodistas da Terra Média vê o seu quotidiano alterado, e o surgimento de uma hipótese de alterar a sua rotina, sair do espaço de conforto. Será que o espectador teria a coragem para embarcar em semelhante aventura arriscadissima, participar numa cruzada alheia da qual não pode voltar? É preciso coragem para enfrentar o desconhecido.
Mais uma vez obrigado pelo convite para participar, foi deveras interessante analisar os filmes candidatos à luz da Coragem, com exemplos desde as acções de coragem mais quotidianas ás mais épicas.
Este foi um desafio tão interessante quanto complexo, desde logo porque era possível pensar a Coragem (assim como outros valores) em diversas dimensões. Foi tentador inicialmente abordar a Coragem associada ao processo de criação cinematográfica, sobretudo daqueles que ao longo do tempo exploraram os limites do cinema, mas pareceu-nos de uma vastidão tremenda, para além de que em apenas três exemplares seria impossível sintetizar as abordagens mais ousadas na história da Sétima Arte.
ResponderEliminarAcabámos por nos debruçar sobre a narrativa e optámos por dar destaque a obras nas quais o protagonista trava uma clara batalha contra um contexto social hostil ao seu pensamento e aos seus interesses. É esse o caso de Ivy Walker naquela comunidade envolta num grande mistério, de Bobby Sands com a sua greve de fome em nome dos valores do IRA, e de Harvey Milk na defesa dos homossexuais no final da década de 1970.
Bem ou mal sucedidos nas suas jornadas, realça-se a bravura ao enfrentar um status quo adverso, atitude que o realizador Steve McQueen tem até agora incorporado em todos os seus filmes. Foi assim em "Fome", já referido, mas também em "Vergonha" e mais recentemente em "12 Anos Escravo".
Agradecemos o convite e estamos disponíveis para discutir estas escolhas.
CINE31, Obrigado por mais uma vez participares e colaborares na iniciativa. É sempre um prazer. Quanto às tuas escolhas, partilho do entusiasmo e da preferência relativamente ao Hobbit e ao Donnie Darko, e em parte ao V for Vendetta. Já com James Cameron reconheço-lhe, sobretudo, a audácia de tentar fazer sempre algo novo e de arriscar tudo nos seus projectos.
ResponderEliminarCARLOS MIRANDA E DANIELA GUERRA, Nós é que agradecemos a participação, outra vez, nesta iniciativa. Das escolhas e das vossas justificações, nada a dizer, pelo menos tendo em conta a adequabilidade dos filmes e do realizador ao tema em questão. Em termos de identificação, pessoalmente destaco The Village como um filme muito saboroso e muito singular, e ainda Steve McQueen como um cineasta já de renome da actualidade.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
Caro Jorge, foi precisamente com isso em mente que escolhi o nome do James Cameron. Gabo-lhe a coragem - ou como dizes, audácia - de fazer valer a sua visão; e naturalmente a coragem que os seus personagens demonstram em situações extremas.
ResponderEliminarCumprimentos,
CINE31, Precisamente, e independentemente dos seus filmes, aqui e ali, poderem ser melhores. Coragem, acima de tudo, nos protagonistas e na audácia dos projectos. De acordo :)
ResponderEliminarCumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo