14.3.14

2ª Edição: 1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (26)

As escolhas de:
Carlos Miranda e Daniela Guerra, autores do blogue Cinemaville

Os 3 filmes que melhor transmitem a Coragem:
The Village (2004)
A Vila, M. Night Shyamalan

Hunger (2008)
Fome, Steve McQueen

Milk (2008)
Gus Van Sant

O realizador que melhor exprime a Coragem:
Steve McQueen
"A film is an object around which you can have a debate, more so than the incident itself. It's someone's view of an incident, an advanced starting point."

As escolhas de:
David Martins, autor no blogue CINE 31 
e colaborador no site SciFiWorld PT

Os 3 filmes que melhor revelam a Coragem:
Donnie Darko (2001)
Richard Kelly

V for Vendetta (2005)
V de Vingança, James McTeigue

The Hobbit: An Unexpected Journey (2012)
O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, Peter Jackson

O realizador que melhor filma a Coragem:
James Cameron
"Curiosity - it's the most powerful thing you own. Imagination is a force that can actually manifest a reality."

Obrigado, Carlos, Daniela e David, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

5 comentários:

  1. A coragem ( e até a falta dela) aparece de várias formas e serve de motor narrativo, na vida e no cinema.
    Ora cá ficam as justificações das minhas escolhas, possíveis SPOILERS:
    Donnie Darko: Um jovem problemático rende-se ao "destino" e decide conscientemente sacrificar a sua vida para corrigir o Universo. A coragem de anular a sua existência para salvar a de todos os outros.

    V de Vingança: Lembrei-me deste filme não por causa do protagonista em busca de vingança, mas dos cidadãos oprimidos pelo regime que graças ao exemplo de V, ganham coragem para desafiar o sistema. Demasiado optimista? Claro, mas emocionante na mesma.

    Hobbit - Bilbo, pertencente a uma das espécies mais frágeis e comodistas da Terra Média vê o seu quotidiano alterado, e o surgimento de uma hipótese de alterar a sua rotina, sair do espaço de conforto. Será que o espectador teria a coragem para embarcar em semelhante aventura arriscadissima, participar numa cruzada alheia da qual não pode voltar? É preciso coragem para enfrentar o desconhecido.

    Mais uma vez obrigado pelo convite para participar, foi deveras interessante analisar os filmes candidatos à luz da Coragem, com exemplos desde as acções de coragem mais quotidianas ás mais épicas.

    ResponderEliminar
  2. Este foi um desafio tão interessante quanto complexo, desde logo porque era possível pensar a Coragem (assim como outros valores) em diversas dimensões. Foi tentador inicialmente abordar a Coragem associada ao processo de criação cinematográfica, sobretudo daqueles que ao longo do tempo exploraram os limites do cinema, mas pareceu-nos de uma vastidão tremenda, para além de que em apenas três exemplares seria impossível sintetizar as abordagens mais ousadas na história da Sétima Arte.

    Acabámos por nos debruçar sobre a narrativa e optámos por dar destaque a obras nas quais o protagonista trava uma clara batalha contra um contexto social hostil ao seu pensamento e aos seus interesses. É esse o caso de Ivy Walker naquela comunidade envolta num grande mistério, de Bobby Sands com a sua greve de fome em nome dos valores do IRA, e de Harvey Milk na defesa dos homossexuais no final da década de 1970.

    Bem ou mal sucedidos nas suas jornadas, realça-se a bravura ao enfrentar um status quo adverso, atitude que o realizador Steve McQueen tem até agora incorporado em todos os seus filmes. Foi assim em "Fome", já referido, mas também em "Vergonha" e mais recentemente em "12 Anos Escravo".

    Agradecemos o convite e estamos disponíveis para discutir estas escolhas.

    ResponderEliminar
  3. CINE31, Obrigado por mais uma vez participares e colaborares na iniciativa. É sempre um prazer. Quanto às tuas escolhas, partilho do entusiasmo e da preferência relativamente ao Hobbit e ao Donnie Darko, e em parte ao V for Vendetta. Já com James Cameron reconheço-lhe, sobretudo, a audácia de tentar fazer sempre algo novo e de arriscar tudo nos seus projectos.

    CARLOS MIRANDA E DANIELA GUERRA, Nós é que agradecemos a participação, outra vez, nesta iniciativa. Das escolhas e das vossas justificações, nada a dizer, pelo menos tendo em conta a adequabilidade dos filmes e do realizador ao tema em questão. Em termos de identificação, pessoalmente destaco The Village como um filme muito saboroso e muito singular, e ainda Steve McQueen como um cineasta já de renome da actualidade.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge, foi precisamente com isso em mente que escolhi o nome do James Cameron. Gabo-lhe a coragem - ou como dizes, audácia - de fazer valer a sua visão; e naturalmente a coragem que os seus personagens demonstram em situações extremas.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. CINE31, Precisamente, e independentemente dos seus filmes, aqui e ali, poderem ser melhores. Coragem, acima de tudo, nos protagonistas e na audácia dos projectos. De acordo :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.