As escolhas de:
Os 3 melhores filmes sobre a Coragem:
Stromboli (1950)
Roberto Rossellini
Un Condamné à Mort s'est Échappé ou Le Vent Souffle où il Veut (1956)
Fugiu Um Condenado à Morte, Robert Bresson
Andrey Rublev (1966)
Andrei Rublev, Andrei Tarkovsky
O melhor realizador a explorar a Coragem:
Pier Paolo Pasolini (1922–1975)
"The mark which has dominated all my work is the longing for life, this sense of exclusion, which doesn't lessen, but augments this love of life."
As escolhas de:
e colaborador no site Fora de Cena
Os 3 filmes que melhor retratam a Coragem:
The Color Purple (1985)
A Cor Púrpura, Steven Spielberg
Schindler's List (1993)
A Lista de Schindler, Steven Spielberg
Saving Private Ryan (1998)
O Resgate do Soldado Ryan, Steven Spielberg
O realizador que melhor expressa a Coragem:
Steven Spielberg
"Making a movie and not directing the little moments is like drinking a soda and leaving the little slurp puddle for someone else."
Obrigado, Daniel e André, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?
Steven Spielberg tem abordado a temática da coragem por diversas vezes ao longo da sua carreira. Os três filmes acima escolhidos representam o epíteto da visão de Spielberg em três coordenadas distintas que, inter-ralacionadas, resultam num epicentro ideal da moral. «A Cor Púrpura» é a história da superação pessoal, contra a adversidade e a injustiça social. «A Lista de Schindler» representa o desafio, o remar contra a maré no sentido da justiça, da igualdade e da liberdade. Por fim, «O Resgate do Soldado Ryan» traz a noção da coragem em grupo, da velha e nunca gasta ideia de que a união faz a força e que a superação colectiva pode mudar o mundo, mesmo que apenas o mundo local e pessoal.
ResponderEliminarDaqui só me identifico com as três últimas escolhas ;) Cumprimentos
ResponderEliminarTambém identifiquei-me mais com as escolhas do André. Os outros filmes não conheço ainda
ResponderEliminarSobre as minhas escolhas, seguir este link: http://www.numfilmedegodard.blogspot.pt/2014/03/coragem-no-caminho-largo.html
ResponderEliminarANDRÉ OLIM, Obrigado pela colaboração. Relativamente às tuas escolhas, identifico-me, com particular destaque a Spielberg, pois então. Um cineasta que amiúde envereda por este tema, pelo que é sempre de enaltecer o seu valor e a sua importância para a sétima arte.
ResponderEliminarFREDERICO DANIEL, Aconselho-te então a descoberta dos filmes destacados pelo Daniel, e do realizador também.
ANA S., Também não te poderia deixar de aconselhar as primeiras escolhas, todas, sem excepção - tremendos exemplos neste tema, como no Cinema em geral.
DANIEL CURVAL, Obrigado, mais uma vez, pela colaboração. Sobre as tuas escolhas, nada a dizer, ou melhor, muito a dizer, tal como indicias no link que disponibilizas, especialmente no que a Tarkovsky e Rossellini diz respeito (autores que, para além do reconhecimento, adoro bastante).
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo