As escolhas de:
Os 3 filmes que melhor exprimem a Amizade:
Dersu Uzala (1975)
Dersu Uzala, a Águia da Estepe, Akira Kurosawa
Let the Right One In (Låt den Rätte Komma In) (2008)
Deixa-me Entrar, Tomas Alfredson
Mary and Max (2009)
Adam Elliot
O melhor realizador a explorar a Amizade:
Hayao Miyazaki
"I never read reviews. I'm not interested. But I value a lot the reactions of the spectators."
Concorda / Identifica-se com estas Posições?
Identifico-me apenas com "Låt den Rätte Komma In"
ResponderEliminarBelas escolhas. Por um triz não incluí o "Let the right one in". Belíssimo filme e uma grande inclusão no tema. Está para breve a visualização do Dersu Uzala.
ResponderEliminarGrande iniciativa que andou a ocupar toda esta gente durante este mês :) Espero que se dêem mais edições com novos temas :)
Cumprimentos,
Rafael Santos
Memento mori
Ainda não vi nenhum! :) Mas identifico-me muito com o mestre Miyazaki
ResponderEliminarNão vi nenhum deles :o
ResponderEliminarParabéns mais uma vez por esta iniciativa que foi sem duvida interessante :)
Quando há mais? :p
Antes de mais, algumas palavras sobre as escolhas:
ResponderEliminarDersu Uzala - é um filme que espelha, acima de tudo, a amizade entre dois homens social e culturalmente diferentes. É um filme sobre dimensões, físicas e psicológicas, em diversos contextos e que acabam por demonstrar a verdadeira essência da amizade, que não escolhe idades, culturas ou meios. Mais sobre o filme aqui: http://caminholargo.blogspot.pt/2012/10/dersu-uzala-1975.html.
Let the Right One In - Uma viagem pelo desconhecido, pelo íntimo e por aquilo que não compreendemos. Trata-se de uma relação, e de uma aproximação, entre duas crianças humanamente diferentes. A amizade aqui não escolhe naturezas e limitações, escolhe, isso sim, personalidades e afinidades. É, no fim, uma delícia de filme, um retrato de infância e daquilo que verdadeiramente importa.
Mary and Max - Sincero, profundo e essencial. Talvez o filme que melhor define a amizade de todos, pelo menos no verdadeiro significado do termo. A amizade neste caso não se confunde com nada, nem com o tempo e o espaço (apenas meros obstáculos, nada mais). Situado entre duas pessoas totalmente diferentes, acaba por se revelar um triunfo de filme, que tem tanto de honestidade quanto profundidade nos temas e valores que explora.
Hayao Miyazaki - Dispensa grandes apresentações. Basta analisar, ou simplesmente, ver os seus filmes para se constatar que a amizade impera constantemente, sendo talvez o valor mais influente e fundamental no desenrolar das suas histórias. Por outro lado, existe quase sempre uma noção de proximidade entre a personagem principal e um ou outro personagem secundário, que não só a prende à realidade, como também à própria humanidade que possui. Grande cineasta.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
FREDERICO DANIEL, E identificas-te muito bem :). Aconselho os restantes, se ainda não viste.
ResponderEliminarRAFAEL SANTOS, De acordo, como não poderia deixar de ser :)
CINE31, Miyazaki é grande, e os seus filmes totalmente deliciosos :)
ANA S., Obrigado. Haverá mais, seguramente, embora ainda não exista data. Provavelmente agora só daqui a uns largos meses.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo