2.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (5)

As escolhas de:
Renata Curado, do site Espalha Factos

Os 3 filmes que melhor espelham a Amizade:
E.T. the Extra-Terrestrial (1982)
E.T. - O Extra-Terrestre, Steven Spielberg

Thelma & Louise (1991)
Ridley Scott

The Shawshank Redemption (1994)
Os Condenados de Shawshank, Frank Darabont

O realizador que melhor transmite a Amizade:
Aki Kaurismäki
"I think the more pessimistic I feel about life, the more optimistic the films should be."

As escolhas de:
José Maltez, do blogue A janela encantada 

Os 3 filmes que melhor caracterizam a Amizade:
The Big Chill (1983)
Os Amigos de Alex, Lawrence Kasdan

Fried Green Tomatoes (1991)
Mulheres do Sul, Jon Avnet

Il Postino (1994)
O Carteiro de Pablo Neruda, Michael Radford

O realizador que melhor expressa a Amizade:
Clint Eastwood
"To me cinema can be a much more friendly world if there's a lot of things to choose from."

Obrigado, Renata e José, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

8 comentários:

  1. Começo por agradecer ao Jorge Teixeira e ao Paulo Teixeira pela oportunidade. Penso que isto dos blogues não deve ser apenas unidireccional, quanto mais oportunidades de conversarmos melhor, e esta é uma oportunidade excelente.

    Quanto às minhas escolhas:

    "The Big Chill" é o redescobrir de um grupo de amigos, anos após o grupo se ter desfeito. É também o elogio de uma geração, e o confronto entre o cinismo do presente e os mitos da romântica juventude.

    "Fried Green Tomatoes" é o exemplo de como uma amizade sólida pode moldar vidas, dando-nos forças que de outro modo não poderíamos ter, às vezes contra tudo e contra todos.

    Por fim "Il Postino" uma prova de que a amizade não conhece barreiras, nacionais, culturais ou sociais, surgindo onde menos se espera com os efeitos mais espantosos que podemos imaginar.

    São três histórias muito humanas, feitas de fragilidades, sonhos, esperanças, e mostrando como uma verdadeira amizade nos une, nos transforma e torna pessoas melhores.

    Quanto ao realizador, Clint Eastwood sempre me pareceu alguém que coloca o papel da amizade como ponto fulcral dos seus filmes, seja um western ou uma história de guerra, sejam elas tão improváveis como entre um velho pugilista e uma jovem aprendiz, ou entre um conservador xenófobo e um rebelde coreano. O exemplos são imensos.

    ResponderEliminar
  2. Só adianto que um deles está na minha lista :D
    Este the Big Chill é um que ando à anos para ver, mas vai ficando para trás na "lista-para-ver"

    ResponderEliminar
  3. Estive quase para colocar um destes filmes na minha lista. Mas só quase :p De resto, bons filmes - e excelentes escolhas - como sempre :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, mais uma vez agradeço a oportunidade de participar nesta iniciativa e dou-vos os parabéns pela ideia :)

    Em relação às minhas escolhas, e para tentar simplificar algo que poderia ser bastante complicado, optei pelos três filmes que de imediato me surgiram quando pensei no tema. Por terem surgido de imediato esses filmes e não outros, penso que por algum motivo espelham a minha posição sobre a amizade.

    Em comum, todos os filmes têm um par, e o facto de se tratarem de relações fortes, laços fortes que resultam de uma construção.

    O realizador não poderia deixar de ser Kaurismaki, o que melhor transmite os valores associados não só ao tema da Amizade, como ao tema das relações no geral, sendo um dos meus realizadores preferidos.

    ResponderEliminar
  5. FREDERICO DANIEL, Igualmente.

    AJANELAENCANTADA, Partilho da mesma opinião referente às interacções entre blogues, tal como do debate que deve existir decorrente disso mesmo. De resto, justificaste muito bem as tuas escolhas, nada a dizer, até porque e infelizmente não vi nenhum dos filmes que referencias (falhas a colmatar). Por outro lado, Eastwood é tremendamente bem escolhido, e, sem querer me alongar, remeto para o que disseste, sabiamente, sobre o realizador.

    CINE31, Estará esse e muitos mais dentre todos os convidados, asseguro, haverão mais repetições - nada que não se esperasse, é inclusive um dos objectivos da iniciativa.

    ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, De acordo, e do que vi, claro.

    RENATA CURADO, De nada e Obrigado. Pelas justificações, identifico-me com a abordagem e com os filmes (com destaque para o The Shawshank Redemption), sendo que de Kaurismäki não conheço ainda nada - tenho de me apressar a descobrir o cineasta.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  6. Destes títulos todos, além do ET, também destaco "The Shawshank Redemption" como escolhas que me identifico bastante. Adorei ver por aqui também o "Il Postino" que é um belo filme.

    ResponderEliminar
  7. ARM PAULO FER, Ainda não vi Il Postino, talvez apresse a sua visualização. Mais uma vez, bem destacado The Shawshank Redemption. Concordo.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.