15.2.13

1 Tema, 3 Coordenadas, 1 Posição (14)

As escolhas de:
Armindo Ferreira, do blogue Ecos Imprevistos

Os 3 filmes que melhor espelham a Amizade:
The Shawshank Redemption (1994)
Os Condenados de Shawshank, Frank Darabont

The Lord of the Rings (2001-2003)
O Senhor dos Anéis, Peter Jackson

Intouchables (2011)
Amigos Improváveis, Olivier Nakache e Eric Toledano

O realizador que melhor transmite a Amizade:
Quentin Tarantino
"If there is something magic about the collaborations I have with actors it's because I put the character first."

As escolhas de:
Nelson Zagalo, do blogue Virtual Illusion

Os 3 filmes que melhor caracterizam a Amizade:
Stand by Me (1986)
Conta Comigo, Rob Reiner

When Harry Met Sally... (1989)
Um Amor Inevitável, Rob Reiner

Shallow Grave (1994)
Pequenos Crimes Entre Amigos, Danny Boyle

O realizador que melhor expressa a Amizade:
Rob Reiner
"I like writing because you can make things happen and turn out the way they never do in real life."

Obrigado, Armindo e Nelson, pelas participações.
Concorda / Identifica-se com estas Posições?

10 comentários:

  1. Interessantes e diversificadas escolhas. Curiosa a escolha de Tarantino. :)

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  2. Cheguei a considerar o THE SHAWSHANK REDEMPTION para a minha lista, mas acabei por deixá-lo de fora. De resto, LOTR, SHALLOW GRAVES e WHEN HARRY MET SALLY... são escolhas bem interessantes. E ver o Tarantino por estes lados apanhou-me de surpresa :p

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Desde já agradeço o ilustre convite que me dirigiram e como tal passo desde já a corresponder com o solicitado.
    Se o tema é a "Amizade" penso que isso se reflecte bastante nos filmes escolhidos até ao momento e acredito que nas propostas que apresentei para a iniciativa.

    No primeiro filme escolhido, a empatia que os dois presidiários desenvolvem ao longo do tempo que cumprem de pena, que acaba por extravazar além dos muros da prisão, mantendo-a além desta, é uma imensa demonstração do tema.

    No segundo filme, há várias demonstrações de amizade pura na "irmandade do anél" sendo que a maior prova de amizade se encontra entre os dois hobbits Frodo e Sam, bem ilustrados na foto (noto que estaremos aqui em plena sintonia!) que são amigos inseparáveis sejam quais forem as condições, conseguindo mesmo ultrapassar as dificuldades impostas ao longo de toda a jornada de ambos. E desde o primeiro filme da trilogia que Sam assim o prova de forma inabalável.

    Sobre o terceiro filme escolhido, é um daqueles casos que passam da vida real para a 7ª arte, demonstrando que mesmo sendo de condições sociais, diferentes raças ou diferentes capacidades físicas, ambos se completam e isso os une de forma plenamente marcante.

    Já a escolha de Quentin Tarantino pode parecer uma ideia rebuscada mas a verdade é que em todos os seus filmes, ele coloca sempre personagens cujos laços de amizade e empatia são tão fortes que nada os abala. Encontramos isso em "Pulp Fiction" pelos dois bandidos Vincent e Jules, por
    exemplo.
    Também noto que muitos dos dilemas presentes noutros filmes do realizador partem de amizades que ele gradualmente coloca em confronto, como é notório no caso de "Reservoir Dogs", "Jackie Brown", "Kill Bill" ou "Django Unchained", por exemplo. Ou então que se dedica a estremecer pessoas unidas pela amizade como basta lembrar o grupo de amigas em "Death Proof", que o realizador bastante tempo dedica a nos fazer a sentir para depois as tornar como vitimas.
    Escolher Tarantino não será a escolha mais consensual mas foi aquela mais me ocupou a mente quando pensei neste desafio e achei que seria uma interessante escolha para trazer a esta interessantíssima iniciativa dos manos do "Caminho Largo".

    ResponderEliminar
  4. O Tarantino foi de facto uma escolha interessante. Quanto ao Lord of the Rings não há muito mais a dizer, eu próprio considerei inclui-lo :) Não sou grande fã do Shawshank Redemption mas percebo claramente a inclusão, encaixa-se perfeitamente no tema.

    Cumprimentos,
    Memento mori

    ResponderEliminar
  5. Boas escolhas sim senhor!
    Parabéns pela iniciativa.

    BD

    ResponderEliminar
  6. Olá
    O tema da Amizade é um tema complicado, porque pode ir da simples relação de pessoas que necessitam uma da outra num determinado momento da vida, até à relações de pura e genuína amizade.

    Os filmes que escolhi sofrem deste problema. Os dois primeiros evidenciam relações de amizade genuína. Já o filme de Danny Boyle discute e põe em evidência o que é afinal uma amizade. O que se faz por amizade, ou por necessidade.

    Quanto ao realizador é uma escolha óbvia já que realizou os dois primeiros. Não é um realizador fenomenal, é um verdadeiro Hollywood homie, mas é bastante sólido e coerente.

    Se tivesse de os colocar por ordem, era exatamente pela ordem em que está. Stand By é um hino à amizade, When Harry Met Sally explora as possibilidades da amizade entre homens e mulheres. E Shallow Grave coloca-nos face a dilemas que em certos momentos da nossa vida podem colocar a amizade em causa.

    Boa iniciativa.

    ResponderEliminar
  7. Estava a ver que o senhor dos anéis nunca mais aparecia. Eu que não o meti porque achei que ia ser dos que mais aparecia. É uma grande viagem onde a amizade é um dos sentimentos mais desenvolvidos.

    ResponderEliminar
  8. Vejo que o "Stand By Me" tem sido uma escolha repetida. Vou ter que ver o filme, pois nunca o vi.

    De resto, escolhas já mais ou menos consensuais. Gostei de ver o LOTR. Tolkien era um arauto da amizade, e do companheirismo. Os seus livros são dedicados a gente que morria junto dos companheiros por ideais de nobreza de espírito.

    Mais surpreendente foi a escolha do Tarantino. :)

    ResponderEliminar
  9. INÊS MOREIRA SANTOS, Diversificaram um pouco, de facto, os filmes até agora referenciados. A escolha de Tarantino é, no mínimo, surpreendente, mas não menos pertinente.

    ANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, O The Shawshank Redemption e o The Lord of the Rings são escolhas muito boas, na minha opinião, pelo que concordo. Tarantino, acima de tudo, consegue atingir diversos temas e gostos, como bem se comprova com esta escolha.

    ARM PAULO FER, Obrigado nós, pela participação e pela força constante que transmites. De resto, concordo com todos os teus filmes, a escolha de The Lord of the Rings é mesmo muito apreciada :). Quanto ao Tarantino, explicaste bem os teus motivos e até que se ajusta a escolha. Não consigo ainda assim materializar facilmente, e para efeitos pessoais, o cineasta ao tema. Mas bem justificado, repito.

    RAFAEL SANTOS, É isso, Tarantino é uma escolha interessante pelo menos, e diferente, diria. Também me parece a inclusão do The Lord of the Rings muito boa, e talvez tardia no que à partida pensaria que iria acontecer.

    MOVIE LOVER, Obrigado. São boas, de facto.

    NELSON ZAGALO, O tema é ambíguo, e que varia segundo intensidades, tal como bem referes. Quanto às escolhas, só vi o Stand by Me, de que concordo inevitavelmente, assim como com Rob Reiner. Os restantes filmes parecem-me adequados, e ficam como futuras referências. Obrigado, mais uma vez, pela participação.

    LOOT, Eheh tás como eu, também pensava que iria aparecer muito mais cedo. Mas enfim, mais vale tarde que nunca :)

    AJANELAENCANTADA, Aconselho então vivamente o Stand by Me. É uma viagem conjunta muito proveitosa, tanto para os protagonistas, como para nós, espectadores. Tolkien colocava a Amizade à frente de quase tudo, sendo que foi uma das razões para a criação de todo aquele mundo fantasioso. Fizeste bem referenciar o autor.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  10. O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel: 4*

    Gostei bastante da história de "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel" e conseguiu cativar-me, o argumento de "The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring" estava bem construído e todas as personagens me cativaram à sua maneira.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.
    PS, tenho saudades destas iniciativas.

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.