Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution (1965)
Alphaville, Jean-Luc Godard
Fahrenheit 451 (1966)
Grau de Destruição, François Truffaut
A Clockwork Orange (1971)
Laranja Mecânica, Stanley Kubrick
Stalker (1979)
Andrei Tarkovsky
Brazil (1985)
Brazil: O Outro Lado do Sonho, Terry Gilliam
por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira
É curioso que desta pequena lista (sem dúvida de referência) apenas vi dois filmes (ainda): "A Clockwork Orange" e "Brazil", ambos extraordinários. "Fahrenheit 451" é a adaptação de um livro formidável, claro - é para ver em breve, tal como o "Alphaville". E "Stalker", pois claro - ainda há poucos meses o "Solyaris" fez-me passar três horas colado à televisão. A ver se repito a experiência.
ResponderEliminarClaro que se formos para as anteriores entradas desta série já vi muitos outros filmes - e que belas escolhas, meu caro. Mas não posso não perguntar: e "La Jetée"?
Abraço
Interessante selecção. com toda a justiça e razão de ser. abr,
ResponderEliminarJOÃO CAMPOS, Esta série ou selecção que se vai construindo a si mesma, com o tempo, é para constituir a longo prazo uma referência do género, pelo que aconselho todos sem excepção da lista. La Jetée irá provavelmente um dia destes fazer parte da mesma, é aguardar portanto.
ResponderEliminarCARLOS BRANCO, Obrigado. Justiça e razão de ser serão provavelmente os motivos maiores para a distinção dos filmes aqui seleccionados.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo