Pergunta:
Um filme que nos retrate a determinação, a força e a eternidade do amor?
Resposta:
(na resposta à questão está uma palavra a reter)
(na resposta à questão estão três palavras a reter)
(na resposta à questão está uma palavra a reter)
Pergunta:
Um filme que nos retrate a determinação, a força e a eternidade do amor?
Resposta:
A resposta está nas pistas ou no que elas sugerem.
Adivinha qual o filme?
(soluções posteriormente nos comentários)
(os textos e as publicações envolvidas nas pistas são de consulta e leitura obrigatória)
será o UN LONG DIMANCHE DE FIANÇAILLES, do Jean-Pierre Jeunet? :p
ResponderEliminarCumprimentos cinéfilos,
António Tavares de Figueiredo
Sobre Paixão, passado na Primeira Gurra Mundial, e com Domingo no título, poderá ser "Un Long Dimanche de Fiançailles"?
ResponderEliminarSem qualquer tipo de segurança... From here to Eternity? :)
ResponderEliminarNão vi mas suponho ser o "Un long dimanche de fiançailles" a última pista levou-me imediatamente a esse título que rapidamente confirmei decorrer na 1º guerra (ou após ela)
ResponderEliminarANTÓNIO TAVARES DE FIGUEIREDO, Correcto, nem mais!
ResponderEliminarANTESTREIA, É isso mesmo, em cheio.
NUNO BARROSO, Não, desta vez não acertaste. Fica para a próxima :)
LOOT, Resposta certa.
Para registo, as pistas são então "Paixão", "1ª Guerra Mundial" e "Domingo", respectivamente. E a resposta final "Un long dimanche de fiançailles (2004), de Jean-Pierre Jeunet". Obrigado a todos pelos comentários.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
"1ª Pista: Além dos segredos, do arrependimento e da identidade, que mais é explorado no acto de se amar e se odiar simultaneamente?"
ResponderEliminarA "solução" é óbvia, na vida e no cinema: Envolve sempre substâncias - quaisquer que sejam - e o seu abuso. A destruição de vidas, carreiras e relações. Era esta a pergunta?... A eternidade é consensual. A vida, não.
DAVID FURTADO, Confesso que não entendi bem o teu comentário. Não sei se te referes particularmente a uma suposta resposta à 1ª Pista, que não seja propriamente a resposta/palavra que se pretende (que é "Paixão"). De resto, boa reflexão, se foi esse o objectivo.
ResponderEliminarCumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
JORGE TEIXEIRA, explico então, na medida do possível, visto que não entendi a pergunta ou a tua proposta: A pista é tão vaga e abrangente que o único elemento que falta nesta equação, pontos, centros, diretivas, geometrias, ou o que lhe queiras chamar, é a exploração das fugas a tais conflitos emocionais. Foram muitas vezes retratadas no cinema. Um exemplo óbvio é Raging Bull de Scorsese. Mas confesso que acho isto tudo demasiado enigmático. Demasiada areia para a minha modesta camioneta, perdoa-me a expressão. É melhor ignorares o meu comentário porque uma pessoa perde-se e não percebe patavina do que pretendes com tanto palavreado insondável. (Com o devido respeito.)
ResponderEliminarDAVID FURTADO, Penso que a questão se prende mais com a tua não compreensão da rubrica, do desafio ou do exercício que se propõe. Resume-se no seguinte: dá-se uma pergunta inicial, a qual terão de responder e que corresponde ao nome de um filme, que portanto terá como mensagem essa mesma pergunta. Ora, para ajudar à solução, dão-se três pistas, estas por sua vez também elas perguntas que nada, à partida, terão a ver com a questão inicial e central. Para as pistas remetem-se links de outros espaços, os quais merecem referência através de determinada publicação. Ou seja, no fundo, referenciam-se boas leituras de outros blogues e, à volta disso, cria-se uma espécie de jogo e reflexão sobre um filme. Um exercício dentro de outro, não sei se me faço entender.
ResponderEliminarDe qualquer modo, é sempre um prazer quando temos leitores que se disponibilizam a reflectir sobre filmes, sobre mensagens e sobre a vida.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo