The Texas Chain Saw Massacre (1974)
Massacre no Texas, Tobe Hooper
Halloween (1978)
Halloween - O Regresso do Mal, John Carpenter
A Nightmare on Elm Street (1984)
Pesadelo em Elm Street, Wes Craven
Saw (2004)
Saw - Enigma Mortal, James Wan
por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira
ResponderEliminarEu e o SAW não temos a melhor das relações - e eu culpo-o por ter elicitado esta nova "vaga" de filmes de terror a que temos assistido, a maioria deles horrendos.
De resto, excelentes escolhas. Custa-me a crer que um homem como o Wes Craven, que agora passa a vida a reciclar clichés na saga SCREAM, um dia fez este NIGHTMARE EM ELM STREET.
E claro, PSYCHO. Para mim o melhor filme de terror já feito.
Cinco filmes que, goste-se mais ou menos, ganharam o seu espaço na iconografia do cinema de terror; pessoalmente não gosto nada do Halloween e do Saw, mas os outros 3 são fantásticos.
ResponderEliminarJORGE RODRIGUES, Não partilhando exclusivamente a culpa, apesar de tudo, também o recrimino. Mas tão pouco deixo de reconhecer e gostar do filme que é, daquilo que vale propriamente. É um grande filme, na minha opinião claro.
ResponderEliminarSim Wes Craven com este A Nightmare on Elm Street excedeu-se, se bem que é compreensível, ainda não estava tão influenciado, e totalmente nas mãos, do sistema, das produtoras ávidas em receitas, e por isso em sequelas, remakes e reboots que pouco dignificam os filmes originais.
O NARRADOR SUBJECTIVO, É isso, goste-se ou não (pessoalmente gosto bastante) são marcos do género, obrigatórios, nem que seja para perceber a evolução e os vários sub-géneros que originaram e de que fazem parte. O Saw, tal como disse ao Jorge, para mim é um grande filme, ainda que não deixe de reconhecer que contribuiu para a origem desta tendência infrutífera de sequelas infindáveis. Quanto ao Halloween adoro, é mais um filme de Carpenter em que se nota muito bem as sua marcas, nas pausas, na cadência, no ritmo e nos sons. É, alheando-me de todas as sequelas e ramificações, um belíssimo exemplar do género, pelo que não me identifico de todo com a tua opinião.
Obrigado pelos comentários.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
Alguns desses também sã favoritos para mim. Na saga de ELM STREET o meu favorito é mesmo o quarto filme...
ResponderEliminar--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/
A inicio, no primeiro post de 5 grandes filmes de terror, pensei que apontavas um top dos 5 maiores de sempre no campo do terror. O que é sempre subjectivo.
ResponderEliminarHoje, com mais 3 artigos a continuar a rúbrica, já entendo que estás a apontar, de cada vez, mais 5 títulos entre muitos. E aí, isto torna-se muito mais interessante ver desfilar de longe a longe mais 5 filmes relevantes ao género. E todos estes 5 filmes são inquestionáveis, pelo valor que deixaram.
Força e continua.
PEDRO PEREIRA, Todos eles são meus preferidos também, não fossem eles figurarem neste top pessoal :). Não vi esse quarto filme da saga, e por acaso não foste a primeira pessoa a falar bem dessa sequela em particular. Fica certamente como futura recomendação.
ResponderEliminarARMPAULOFER, Sim o objectivo foi esse desde o início, não destacar logo uma lista infindável, nem estrangular e forçar a escolha de 10 ou 20 filmes do género. Digamos que as várias selecções são apenas capítulos de um livro que se vai fazendo ou que se vai desvendando, a seu tempo e a permitir entradas sempre que se propiciar a tal.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo