Rio Bravo (1959), Howard Hawks
A música no cinema de Hawks assume um papel preponderante, decisivo. É na sua passagem que as relações dos personagens dos seus filmes se desenvolvem, se cimentam. É através desta ferramenta, integrada na realidade própria da narrativa, que o argumento se demarca, se aprofunda e se reflecte nele mesmo. No caso de Rio Bravo, e deste(s) My Rifle, My Pony and Me & Get Along Home Cindy, Cindy, o tiro atinge o alvo em cheio e sem margem para dúvidas - dos mais belos momentos vindos do faroeste americano.
Uma cena icónica, de um filme também ele inevitavelmente icónico. Pelo menos o tempo fê-lo assim. Tem muito a ver com o espírito do filme, com o humor do filme. Adoro esse quarteto, o velho então é hilariante. Grande filme.
ResponderEliminarhttp://www.cineroad.net/2012/01/rio-bravo-1959.html
Roberto Simões
CINEROAD.net
Génio, génio, génio!
ResponderEliminarROBERTO, o quarteto é mesmo muito bom. Esta cena, para mim, é o momento mais delicioso de todo o filme :)
ResponderEliminarJOÃO, Howard Hawks Génio ficaria bem não :P.. dos 3 filmes que apontaste apenas vi um (The Big Sleep), tenho de ver os outros.
ANTÓNIO, a música é de facto uma mais valia para o cinema. A partir da música, por vezes, atingem-se momentos grandiosos e memoráveis, como esta cena bem o demonstra.
Cumprimentos,
Pedro Teixeira
Caminho Largo
Eu acho este filme delicioso, os diálogos, as cenas, as contra-cenas, a contenção, os enquadramentos, a sequência entre espaços, etc. É um filme para se ir apreciando e para se ir depurando com revisões, creio eu e um pouco pelo que leio.
ResponderEliminarCumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo