12.1.13

Torneio Interblogues: Meias-finais

A Angústia do Blogger Cinéfilo no Momento do Penalty: 2ª Edição


O período de votação terminou e os vencedores dos quartos-de-final estão encontrados. São eles: o Caminho Largo, o CINEdrio, o Dial P for Popcorn e o Shut up and watch the movies. Orgulhosamente, o Caminho Largo saiu vitorioso neste primeiro encontro, que se revelou, ao que parece, entusiasmante e bastante animado, sendo que o Rick's Cinema sai fora da competição mas de cabeça erguida - desejamos-lhe melhor sorte numa próxima edição do torneio. Este, que por seu lado, continua e as meias-finais já aí estão com os jogos definidos e prontos a decorrer. Conferir o alinhamento e mais informações aqui.

Segundo a grelha e o sorteio inicial, o Caminho Largo FC tem então como oponente nas meias-finais a equipa do blogue CINEdrio, anfitriã e actual campeã do torneio, pelo que a tarefa se antevê dificílima - tão somente impedir a revalidação do título frente a um dos melhores conjuntos que esta competição já recebeu. Desta feita, e em primeiro lugar, respeitar o adversário e desejar-lhe a maior sorte para os noventa minutos de jogo, bem como partilhar a táctica pelas justificações teóricas de ambas as equipas Caminho LargoaquiCINEdrioaqui. Os esquemas tácticos das equipas em campo encontram-se na imagem abaixo. Segue-se de seguida a uma pequena análise das dificuldades e mais-valias dos colectivos no confronto em perspectiva.

2.º Confronto: 
(a preto)  Caminho Largo  vs.  CINEdrio (a azul)

Antes de mais, realçar que dois dos jogadores em campo estão em ambas as equipas, como que dividindo-se em dois - não fossem eles verdadeiras estrelas: o experiente e veteraníssimo Clint Eastwood e o genial e irreverente Quentin Tarantino. Outra curiosidade é que ambos se encontram, sensivelmente, na mesma área do campo - Eastwood à defesa e a trinco, e Tarantino a avançado e a extremo.

Focando-nos mais nas equipas e no confronto, constata-se de imediato, uma sólida defesa adversária, com tanto James Gray e o já citado Eastwood a constituírem uma dupla imponente, como ainda com Carpenter e Friedkin a preencherem os corredores respectivos de modo absoluto e autoritário. Juntando Benning ao conjunto, tem-se uma linha defensiva de meter qualquer atacante em sentido, se bem que se espera que Tarantino, Kusturica e Lynch consigam ainda assim baralhar e desviar alguns destes elementos. E a ver pelo rumo e pela ausência espiritual de dois deles actualmente, até se torna plausível que isso possa acontecer. Fala-se de Eastwood e de Carpenter, respectivamente. 

Por outro lado, teme-se também a meio-campo Malick e Ti West, facto que apenas se poderá equilibrar com os deslizes que Shyamalan e Van Sant têm tido, e já tiveram, nas suas carreiras. Para além da segurança que se deposita em Herzog e Scorsese na recuperação e imaginação dos lances.

Na defesa e respectivo ataque adversário, aguarda-se investidas poderosas, não fossem Godard e Tarantino povoaram esta zona. No entanto, não será fácil penetrar no jogo mental e corporal que Kar-Wai, Cronenberg, Polanski e Yimou detêm, assim como na excelente capacidade de voo e concentração que Miyazaki possui. No geral, o embate antevê-se complicado, talvez demasiado táctico, em que as bolas paradas terão provavelmente um papel decisivo. Noutro sentido, as jogadas individuais poderão e deverão fazer moça em ambas os conjuntos, naqueles lances que furam e desequilibram qualquer táctica, planeada antecipadamente por Ozu e por Fuller - os treinadores respectivos das equipas do Caminho Largo e do CINEdrio

Após a reflexão, já sabem, não se esqueçam de votar aqui (barra lateral esquerda) ou directamente aqui. Podem e devem também conferir o outro encontro das meias-finais votando aqui. As votações terminam na próxima sexta-feira, pelo que se apressem a escolher a equipa com que se identifiquem mais ou a que achem que mereça a vitória e consequente lugar na final.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.