15.3.13

Cenas (2)

Amadeus (1984), Milos Forman


Num filme em que as sensações e o fio condutor da narrativa se alinham e se baseiam na música, sob o astro intemporal de Wolfgang Amadeus Mozart, é perfeitamente compreensível que se atinjam momentos como este aqui destacado. Momentos estes que revelam todo o poderio emocional que está por detrás de composições musicais, ou de uma vida recheada por esta actividade (tão nobre e tão antiga), ou ainda simplesmente por detrás de uma paixão e de uma vocação a todos os níveis extraordinárias.

Relativamente à cena, trata-se de um exemplo entre muitos durante o filme, onde é bem visível a concentração de Frederick Murray Abraham (como Salieri, numa arrebatadora interpretação) em nos fazer passar, e acreditar, na beleza e na rara qualidade de uma melodia ou de um trecho musical idealizado por Mozart, numa exímia capacidade em alcançar patamares do outro mundo. Quase divinos, diria. Tendo a desconstrução e a gradação instrumental como base, a cena fala por si, não necessitando de grandes adornos linguísticos de modo a se compreender o fascínio e a admiração oculta que Salieri detinha por Mozart, sendo ele um colega de profissão ou, no fim de contas, um rival à época. A forma como nos surpreende e nos prende a atenção (tal como fixa a câmera e prende a respiração) é a prova cabal do sucesso desta curta cena, e porque não, do sucesso do filme. É, portanto, para ver e rever.

2 comentários:

  1. Já se fizeram muitas biografias de compositores e músicos famosos. Mas quanto a mim, raramente se chegou à excelência de "Amadeus", que consegue ser mesmo um filme sobre música, onde a música, e a forma como nos é apresentada, são personagens principais. Esta cena é disso exemplo. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. AJANELAENCANTADA, Não poderia estar mais de acordo. A música aqui é protagonista, que interfere na narrativa e na realização, e, acima de tudo, nas emoções.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar

Partilhe a sua opinião e participe no debate. Volte mais tarde e verifique as respostas para continuar a discussão. Obrigado.