16.11.14

Os 10 Melhores Filmes de 2013


10. Inside Llewyn Davis (2013)
A Propósito de Llewyn Davis, Ethan Coen e Joel Coen

9. Her (2013)
Uma História de Amor, Spike Jonze

8. Nebraska (2013)
Alexander Payne

7. Under the Skin (2013)
Debaixo da Pele, Jonathan Glazer

6. Venus in Fur (2013)
Vénus de Vison, Roman Polanski

5. Passion (2012)
Paixão, Brian De Palma

4. Before Midnight (2013)
Antes da Meia-Noite, Richard Linklater

3. 12 Years a Slave (2013)
12 Anos Escravo, Steve McQueen

2. La vie d'Adèle (2013)
A Vida de Adèle, Abdellatif Kechiche

1. Gravity (2013)
Gravidade, Alfonso Cuarón

por Jorge Teixeira e Pedro Teixeira

2.11.14

TCN Blog Awards 2014: Nomeados



Novo ano, e os prémios mais cobiçados da blogosfera nacional estão aí, outra vez e acima de tudo para divulgar a comunidade cinéfila e televisiva em Portugal. Os TCN Blog Awards 2014 arrancam assim com a sua 5ª edição e, para já, com as nomeações para as suas diversas categorias. Os nomeados são muitos e, em geral, todos meritórios da distinção, sendo que o Caminho Largo encontra-se também neste lote pelo terceiro ano consecutivo, nomeadamente em duas categorias - Melhor Crítica de Cinema pelo filme 2001: A Space Odyssey, de Stanley Kubrick, e Melhor Iniciativa com a rubrica À Boleia. Se, por um lado, é com alguma surpresa que recebemos estas nomeações, dado os últimos meses de alguma inércia, por outro, é com enorme satisfação que as acolhemos, num blogue que nunca procurou definir-se com popularidade, superficialidade ou intencionalidade, antes com um sentido de orientação, de aprendizagem e de identidade pessoal.

Pode-se dizer que a manifestação de opinião, exterior à simples e estanque informação, e, consequentemente, de crítica esteve na génese deste espaço e, portanto, a nomeação a Melhor Crítica de Cinema pelo terceiro ano consecutivo, entre gigantes desta blogosfera, não nos deixa apenas satisfeitos, mas inteiramente orgulhosos, naquilo que consideramos invariavelmente como a forma de expressão mais nuclear de um blogue - a sua escrita, o seu pensamento e a sua capacidade de transmitir, contribuir e emocionar, através das palavras, a magia e a realidade do cinema.

A nomeação em Melhor Iniciativa com o À Boleia, em jeito de repetição do ano passado e em jeito de sustentação do próprio conceito, só vem credibilizar e expandir ainda mais a iniciativa, que sempre teve como objectivo a comunicação, a união e a partilha de sabedoria entre colegas desta blogosfera que muito pode aprender em conjunto e com cada um de nós. Por outro lado, sempre houve também a ambição, através dos convidados, de reflectir sobre esta arte de uma maneira crua e objectiva e ao mesmo tempo intrínseca a cada visão, possibilitando assim uma maior consciência pessoal e colectiva, no fundo, do aqui estamos todos a falar - Cinema. De referir ainda outras nomeações na categoria de iniciativa nas quais estou, ou estive, igualmente envolvido, são elas o CCOPCinema Bloggers Awards 2015 e Já Vi(vi) este Filme. Mais que merecido, é um prazer ver o talento e a interactividade em constante progresso e evolução.

Por fim, o apelo habitual para que votem, em consciência, e, acima de tudo, leiam os textos, comentem nos blogues e envolvam-se nesta blogosfera que tem tanto mas tanto para oferecer. Se, porventura, o vosso voto recair no Caminho Largo agradecemos muito. Basta seguir para os seguintes endereços:

http://tvdependente.net/ - opção 2001: Odisseia no Espaço em Crítica Cinema;
http://www.espalhafactos.com/ - opção À Boleia em Iniciativa.

Obrigado à academia pelo voto de confiança, à organização pela perseverança, a todos os convidados que aceitaram o convite para a iniciativa nomeada e a todos os colegas, amigos e família que fazem deste Caminho um percurso largo e real.

Jorge Teixeira e Pedro Teixeira